Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul

PAESE NUOVO Nº 107
ANTONIO PRADO, RS

Estrela do Oriente

Website: http://www.capitulocruzeirodosul.org.br

HISTÓRIA DA ORDEM
A Ordem da Estrela do Oriente é uma organização (fraternidade) de adultos (homens e mulheres) e foi criada em 1850, pelo ilustre Maçom Dr. Robert Morris, advogado, escritor, poeta e ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Kentucky/EUA. Esta Ordem conta hoje com mais de 1.200.000 de membros em todo o mundo e tem participação em vários países, como, Inglaterra, França, Espanha, Austrália, Alemanha, EUA, Japão, Itália, entre outros.

SEUS OBJETIVOS
A Estrela do Oriente tem como propósito através dos seus trabalhos ritualísticos, educar, edificar caráter, ressaltar valores morais e espirituais, fazer caridade e servir o próximo, além de dar suporte às Ordens Internacionais das Filhas de Jó e do Arco-Íris para Meninas.

Nestes mais 150 anos de existência, a Ordem tem se destacado por suas inúmeras obras assistenciais, colocando-se como um alicerce social junto às Lojas Maçônicas.

A Estrela do Oriente tem sido sempre uma fonte de inspiração para os que buscam a Luz e a Verdade. Na constante evolução da sociedade humana, quando chegou o tempo de a mulher desfrutar de uma fraternidade simbólica, não foi por acaso e sim por um inspirado pensamento que o fundador da Ordem da Estrela do Oriente escolheu esta luminária como emblema da Ordem, revelando nas cinco pontas da estrela as características ou virtudes daquelas personagens bíblicas que representam os graus da Ordem: ADAH a Filha, RUTH a Viúva, ESTHER a Esposa, MARTHA a Irmã e ELECTA a Mãe.

A Ordem da Estrela do Oriente, não é uma religião e nem uma sociedade feminista, tão pouco, maçonaria feminina ou mista.

As reuniões dos Capítulos são em um Templo Maçônico transformado em Sala Capitular e necessitam ser apoiados por uma Loja Maçônica, porém, por se tratar de uma Ordem de adultos, mantém-se por conta própria.

A ESTRELA DO ORIENTE NO BRASIL
Chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, em agosto de 1997 quando foram instituídos quatro Capítulos (unidades): Electa, Rio de Janeiro, Charlotte Mendenhall e Grande Rio. Hoje, existem mais de trinta Capítulos, estando presente nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, entre outros, além do Distrito Federal. No Rio Grande do Sul existem três: o Capítulo Cruzeiro do Sul nº. 32 e o Capítulo Luz do Poente nº. 27 em Porto Alegre e o Capítulo Fronteira Sul nº. 28 em Bagé. E estes, são apoiados pelas Lojas Maçônicas Sabedoria e Prudência nº. 78, Hermanubis nº. 34 e Adonai nº. 58, jurisdicionadas à GLMERGS.

COMO SE TORNAR UM MEMBRO DA ORDEM
Podem ser iniciados na Ordem da Estrela do Oriente: Mestres Maçons ativos e regulares, esposas, filhas, filhas legalmente adotadas, mães, viúvas (exceto quando novamente casada), irmãs, meias irmãs, netas, bisnetas, madrastas, enteadas, noras, avós, bisavós, sobrinhas, filhas de sobrinhas, sogras e cunhadas de Mestre Maçom que esteja ativo e regular ou, caso esse Maçom seja falecido, com documentação de sua Loja Maçônica atestando sua regularidade na época do falecimento; assim como, os Membros de Maioridade (ou as jovens que tenham sido ativas por pelo menos três anos) da Ordem Internacional das Filhas de Jó ou da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, desde que se cumpra o requisito da idade mínima de 18 anos (idade válida também para todas as categorias de parentesco maçônico feminino).

Os principais requisitos são: acreditar em um Ser Superior (Deus, Alá, etc...), estar apto(a) ao trabalho beneficente, ter boa conduta moral e possuir sentimento de irmandade e fraternidade.

COMO ASSISTIR ÀS REUNIÕES.
Só podem participar das Reuniões Ritualísticas, os membros iniciados na Ordem da Estrela do Oriente. A perda do direito maçônico de qualquer Mestre Maçom, fará com este perca seus direitos no Capítulo, mesmo que esteja regular neste. A perda dos direitos do Maçom, na Ordem Maçônica, não implicará na privação do direito do membro feminino na Ordem da Estrela do Oriente, cujo parentesco exista.

Somente Reuniões Abertas podem ser assistidas por não iniciados na Ordem.

Clique aqui para baixar o Folder do Departamento