Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
04 de julho de 2018

Assembleia conta com a presença de 19 irmãos dos Estados Unidos

A 156ª Assembleia Geral Ordinária e a 157ª Assembleia Geral Extraordinária, realizadas no dia 30 de junho, em Canela, contaram com a presença de 600 irmãos, representando 150 Lojas da Jurisdição. Conduzidas pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, acompanhado dos demais integrantes da Grande Administração, as Assembleias ocorreram de forma ritualística. 
Na AGO um dos momentos marcantes foi o relato do Grande Secretário das Relações Exteriores, Irmão Rony Fernandes Pinto Júnior, sobre as viagens e os contatos da GLMERGS com a Grande Loja de Nova York e a presença na Conference of Grand Masters of Masons in North America, em Indianápolis, EUA, em fevereiro último. O Irmão Rony destacou a importância desses encontros para a aproximação com irmãos americanos, salientando a relevância conquistada pela Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul no ambiente internacional. "Um dos marcos principais do trabalho de Relações Exteriores da GLMERGS foi a vinda do Grão-Mestre da Grand Lodge of State of New York  (M.W) Bro. Jeffrey Williamson, o PGGHPRAI (R.W.) Bro. Edmund Ted Harrison, e do Grão-Mestre da Ordem Demolay  (M.W.) Bro. Bill Sardone, atual Grão-Mestre da Grand Lodge of New York),  que homenagearam a GLMERGS no hall da Grand Lodge of State of New York", observou. 
Outro ponto alto da AGO foi a participação de irmãos da The Independence Lodge, de Massachusetts. Estavam presentes 19 irmãos, entre americanos e brasileiros que vivem nos Estados Unidos e integram a Independence. 
Ainda na sexta-feira, dia 29, foi realizada Sessão no Rito de York, com a presença da Grande Administração da GLMERGS e de Irmãos das Lojas presentes. Já no sábado, 30, foram prestadas homenagens mútuas e feitos relatos de encontros ocorridos. Os visitantes presentes foram os Right Worshipful Brother (cargos da Grande Administração que não sejam Grão-Mestre ou Grão-Mestre Adjunto) Sergio Roberto de Assis, Ernest A. Pearlstein, 33o, James N. Orgettas Jr. e Micheli Mestolo; os Worshipful Brother (ex-Veneráveis Mestres) Joseph G. P. Vicentini, Sotiris Sotiropoulos, Geraldo S. da Silva, Leone O. Brandão, Hugo M. Oliveira, Fernando Castro e Steve W. Lane; e os Brothers Deiwson L. O. Coelho, Gregory A. Beamon, David I. Kasahara, Jair S. Marchet, Wilton Rangel, Eric L. Norton, Carlos Zucker e Jorge U. DeAssis Jr. 
No sábado à tarde realizou-se a 157ª Assembleia Geral Extraordinária, onde foram tratados assuntos de interesse da Grande Loja e das Lojas. Todo o trabalho recebeu o incansável apoio dos Irmãos da Loja Cidade das Hortênsias nº 59, liderados pelo Venerável Mestre Daniel de Souza Rodolpho. 
O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, destacou o clima fraterno e de união em que transcorreram as duas assembleias, agradecendo a presença de todos os Irmãos, que dedicaram seu tempo, mais uma vez, para contribuir com o engrandecimento da Maçonaria e da Grande Loja.