Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
20 de julho de 2018

Carta de Vitória conclama população para o voto consciente

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, participou de 4 a 8 de julho da XLVII Assembleia Geral Ordinária da CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, realizada na sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES), em Vitória. Acompanhou o Sereníssimo o ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Irmão Rui Stragliotto.

A Assembleia reuniu os 27 Grão-Mestres das Grandes Lojas do Brasil, Grão-Mestres da Espanha e do Uruguai, representantes das Grandes Lojas do Paraguai e da Argentina, além, é claro, dos dirigentes da CMSB.

Logo na abertura, o Secretário-Geral, Jordão Abreu da Silva Júnior, e o Grão-Mestre da GLMEES, Walter Alvez Noronha, apresentaram as pautas do encontro. Foi aprovado o projeto de Unificação de Paramentos e Joias, apresentado pelo Irmão Aldino Brasil de Souza, da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (GLOMARON).

A Assembleia tratou ainda de temas como a segurança nas fronteiras do Brasil com os demais países da América do Sul, evasão maçônica, prestação de contas da Secretaria-Geral, Intercâmbio Maçônico Mundial – Masonic World Exchange e a Campanha Voto Consciente.

Os Irmãos Paulo Roberto Pithan Flores, ex-Grão-Mestre da GLMERGS, e Jordão Abreu da Silva Júnior, apresentaram as campanhas Voto Consciente e Protagonismo, ambas elaboradas neste ano e assinadas pela CMSB.

Ao final da Assembleia todos os presentes assinaram a Carta de Vitória, que conclama o povo brasileiro a utilizar seu “voto como instrumento de mudança na construção social, elegendo candidatos ficha-limpa e comprometidos com os princípios da ética e moralidade que devem nortear o comportamento de todo político no exercício de seu mandato, visando a retomada da estabilidade política, econômica e social do País”.

Os Irmãos que quiserem assistir um belo resumo em vídeo sobre como foi a XLVII Assembleia Geral Ordinária da CMSB podem acessar o link https://youtu.be/eGs49K2BAi0.