Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
3 de setembro de 2015

Cinq.Ben.Aug .Loj. Simb. Frederico II é a primeira loja a ser mantenedora do Ospoa

Agora é oficial. A Cinq.Ben.Aug.Loja Simbólica Frederico II Nº 54, da Grande Loja Maçônica do  Estado do Rio Grande do Sul, é a mais nova mantenedora do Observatório  Social de Porto Alegre (Ospoa). Com a assinatura do contrato, que  ocorreu recentemente, torna-se a primeira loja do Estado a dar esse  passo, contribuindo com R$ 300,00 mensais. Com isso, compõe o seleto  time de oito mantenedores.

A expectativa do presidente do Conselho Consultivo do Ospoa e membro  do Conselho Superior do Observatório Social do Brasil (OSB), Pedro  Gabril, é que o gesto faça escola. Desde 2008, quando passou a  palestrar sobre o Obervatório Social no Estado, Gabril já visitou  dezenas de lojas maçônicas, tanto do Grande Oriente quanto da Grande  Loja.
Na avaliação de Gabril, não falta potencial para obter na maçonaria  uma grande fonte de financiamento e apoio. “Os valores que cultuamos  na maçonaria se alinham com os que buscam os observatórios, que é a  ética. Os resultados, a melhora do estado em favor dos desfavorecidos,  faz feliz à humanidade”, pondera. “São 225 lojas pertencentes à Grande  Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. Se metade contribuir,  teremos um orçamento de ao menos R$ 30 mil.” O objetivo é que sejam  criados novos observatórios no Estado.
Segundo Gabril, o prazo para criar um novo observatório é de seis  meses. O Ospoa foi criado em dezembro de 2014 e já possui quatro  turmas capacitadas, com 50 voluntários. As áreas de atuação são a  educação fiscal, saúde, obras, serviços, entre outras.

O que é um Observatório Social (OS)?
São organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo  por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania  fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão  dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle  social.
Como funcionam os OS?
Os Observatórios Sociais agem de forma preventiva, no fluxo dos  processos, antes que os recursos sejam gastos, conforme padrão  estabelecido pelo OSB.
O que e preciso para criar um OS?
Para criação do Observatório Social é indispensável a sensibilização  de um grupo de entidades mantenedoras para garantir a  sustentabilidade; um grupo de entidades apoiadoras para o apoio  técnico e uma equipe de voluntários para atividades operacionais.