F.M.E lança oficialmente o Projeto Sonho de Liberdade
Idealizado pela Loja Maçônica Obreiros da Caridade, nº 148, e desenvolvido Fundação Maçônica Educacional, este projeto tem por missão reintegrar homens e mulheres que cumprem pena em regime fechado e que estão em processo de desligamento do sistema prisional ao núcleo familiar e ao meio social, apoiando o indivíduo e intervindo em sua reabilitação.
O projeto já foi executado nos anos de 2011, 2012 e 2013/2014 nas três unidades prisionais femininas do estado do Rio Grande do Sul. Em sua quarta edição serão incluídos, além das três unidades femininas, quatro unidades masculinas, sendo três do município de Charqueadas/RS e uma do município de Passo Fundo/RS.
Nesta edição, serão contemplados 350 alunos dos seguintes estabelecimentos prisionais:
§ Penitenciária Feminina Madre Pelletier - PFMP
§ Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba "Julieta Balestro" - PEFG
§ Presídio Estadual Feminino de Torres - PEFT
§ Colônia Penal Agrícola - CPA
§ Instituto Penal de Charqueadas - IPCH
§ Penitenciária Estadual do Jacuí - PEJ
§ Presídio Regional de Passo Fundo - PRPF
Nesta edição enfrentamos um novo desafio, que é ingressar nos estabelecimentos prisionais masculinos, mas temos a convicção que sempre haverá uma segunda oportunidade para um recomeço, e para isso, devemos oportunizar a educação e a profissionalização, combater a tirania, a ignorância, fanatismo e o preconceito, promovendo o bem estar da Pátria e da Humanidade. Este é o nosso pensamento. José Nivaldo Brissuela Brum, Presidente da Fundação Maçônica Educacional.
Participaram do evento o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul - Wantuir Jacini, representantes do Ministério Público, entidades privadas, Conselho da Comunidade, Conselho Penitenciário, Diretores de casas prisionais, servidoras do Departamento de Tratamento Penal, membros da maçonaria e entidades parceiras da FME: Susepe, Governo do RS, Instituto Viva Cidadania, Ibratin Tintas e Texturas, Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, Rotary Club Iguatemi, entre outras.