Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
09 de dezembro de 2020

GLMERGS inaugura nova sede administrativa

A noite desta terça-feira, 8 de dezembro de 2020, ficará para a história da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. Depois de vários anos, com dificuldades como embargo e as restrições provocadas pela pandemia, a nova sede administrativa da GLMERGS foi inaugurada, num evento simbólico, acompanhado por um pequeno grupo.
Estavam presentes o Sereníssimo Grão-Mestre, Norton Valladão Panizzi, o Grão-Mestre eleito da Grande Loja para a gestão 2021-2024, Tadeu Gomes Xavier, os Grão-Mestres do GORGS, Celito Cristófoli, e do GOB-RS, Lucas Moraes Sitya, o ex-Grão-Mestre da GLMERGRS, Rui Stragliotto, representantes das quatro lojas fundadoras da GLMERGS, o deputado estadual Tenente Coronel Zucco, membro da loja Obreiros de São João  n° 42, o vereador Márcio Bins Ely, da Loja Themis n° 157, integrantes das administrações das três potências maçônicas e irmãos que se envolveram diretamente com a obra. 
A inauguração foi simbolizada pelo desenlace da fita na porta principal de acesso, descerramento da foto dos fundadores da Grande Loja, instalada no hall de entrada, descerramento da placa de inauguração, apresentação da nova biblioteca e entrega de uma placa à arquiteta Mariana Fialho Herzog e ao engenheiro Nelson Kalil Moussalle, agraciado com o título de Membro Honorário da GLMERGS, responsáveis pelos projetos.
O Grão-Mestre Norton destacou em sua manifestação que naquele momento estava se consolidando um sonho de todos, mas principalmente daqueles que se envolveram diretamente com as obras. “Cruzamos três gestões na execução desse projeto, vencemos muitos obstáculos, os quais não foram nada fáceis, especialmente neste ano com todas as restrições que vivemos, mas conseguimos chegar neste 8 de dezembro entregando à toda a Jurisdição essa maravilhosa obra”, destacou. “A data não foi escolhida por acaso. Hoje, 8 de dezembro, é o Dia Estadual do Maçom, e por isso estamos realizando essa cerimônia para presentear todos os maçons gaúchos.”