Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
17 de setembro de 2018

Grão-Mestre visita Hospital de Caridade de Carazinho

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, visitou o Hospital de Caridade de Carazinho no dia 13 de setembro. Desde 2010 a Maçonaria Unida de Carazinho promove, anualmente, o Cordeiraço da Fraternidade, a fim de auxiliar o Hospital com recursos financeiros. O valor integral do resultado obtido com a promoção, R$ 200 mil nos últimos anos, é destinado ao HCC, que o utiliza em melhorias estruturais e tecnológicas, com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento à comunidade.

O Grão-Mestre visitou a instituição para conhecer melhor a parceria e os investimentos realizados por meio dela. Acompanhado do assessor executivo da Grande Hospitalaria, Cláudio de Carvalho Abel, dos assessores executivo e regional de Passo Fundo, Heron Aldo Silva e Djalma Roque Woitchunas, respectivamente, e de irmãos das Lojas Guilherme I (Rito de York) e Peregrinos da Fraternidade, Norton participou de um encontro com os membros da direção do HCC. Também teve a oportunidade de percorrer os setores do hospital, conferindo as melhorias efetivadas com os recursos do Cordeiraço da Fraternidade.

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, apresentou as melhorias realizadas à comitiva da GLMERGS. Nos oito anos de realização do evento, o HCC investiu os recursos doados pela Maçonaria no aperfeiçoamento de sua hotelaria e na compra de medicamentos oncológicos, equipamentos, móveis e utensílios. Com o resultado da primeira edição do evento, em 2010, por exemplo, foi feita a reforma de uma das enfermarias, acomodação que disponibiliza quatro leitos de internação pelo SUS.

Em 2011 os recursos arrecadados com o evento foram aplicados na reforma dos quartos 206 e 208, localizados na Maternidade. Em 2012 foram reformados os quartos 201 e 202, também na Maternidade, e os quartos 303 e 305, na unidade de internação clínica. Em 2013 o valor foi aplicado na aquisição de móveis hospitalares e, em 2014, na reforma total do apartamento privativo 301, localizado também na unidade de internação clínica. Já em 2015 os recursos arrecadados foram investidos na compra de materiais e medicamentos para o Serviço de Oncologia. Em 2016 o dinheiro serviu para a reforma integral do quarto semiprivativo 306. Finalmente em 2017, na modernização do espaço destinado à observação de pacientes do sexo feminino, localizado no Setor de Emergência.

O Grão-Mestre elogiou a estrutura do hospital e a qualidade dos serviços, salientando sua felicidade em saber da evolução que a instituição de saúde teve nos últimos anos.