Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
27 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria - Luto oficial

   

Frente ao lamentável acontecimento e tendo em vista a gravidade da situação, o Grão-Mestrado tomou as providências básicas possíveis. Nesta segunda-feira (28 de janeiro) o Sereníssimo Grão- Mestre, acompanhado pelo Irmão Grande Secretário, se deslocará para Santa Maria. Lá, junto com Irmãos das Lojas Benjamin Davila Prado nº 85; Cidade de Santa Maria nº 150; Eureka nº 27; Pitágoras nº 109; Sinarchia nº 52;Tolerância e Fraternidade nº 128 e Unidade nº 165, procurará identificar a existência de membros de famílias de Irmãos maçons atingidos de alguma forma pela tragédia. Também levantará necessidades de doações ou serviços que possam ser oferecidos pela Grande Loja.

 

 

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA
 
Luto oficial
 

 

 

LUTO
 
   Consternados e abalados pela maior tragédia já ocorrida no Estado(incêndio em casa noturna com mais de 240 óbitos), o Grão-Mestrado decreta Luto Oficial na Jurisdição, pelo período de 7 dias a contar deste domingo (27 de janeiro de 2013).

 

SOLIDARIEDADE


   A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, por seu Grão-Mestre e Oficiais, ainda impactados e carentes de maiores e mais detalhadas informações sobre o ocorrido, não só presta sua solidariedade como também coloca-se à inteira disposição no sentido de oferecer o necessário apoio à sociedade gaúcha e santamariense, especialmente a Irmãos, cunhadas, sobrinhos e respectivas famílias eventualmente atingidos direta ou indiretamente pela tragédia.


APOIO MATERIAL IMEDIATO


   Informa-se pela mídia estadual que algumas vítimas da tragédia poderão ser transportadas para Porto Alegre em razão da necessidade de recursos diferenciados para atendimento médico. De ordem do Grão-Mestre da Glojars e diante da possibilidade de haver familiares de Irmãos envolvidos, a partir desta segunda-feira haverá plantão na Grande Loja do RS para, se necessário e se for o caso, prestar apoio logístico. Ainda, em caso de se confirmar a possibilidade, o Hotel de Trânsito da Grande Loja também estará à disposição para hospedagem de Irmão ou familiares que, eventualmente, acompanhem vitimados.

Sede da Grande Loja: Av. Praia de Belas, 560, Porto Alegre, RS.

Telefone: (51) 3211.0088

E-mail: glojars@glojars.org.br

Ou Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, Porto Alegre, RS.

Nosso Grande-Hospitaleiro (Ir. Alexandre) já está à disposição pelo telefone (51) 98776988.

 

 

 

Confira mais informações sobre a tragédia em Santa Maria no link abaixo: (do ClicRBS)

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/pagina/tragedia-em-santa-maria.html 

 

 

 

Veja abaixo informações da Central de Apoio da RBS:

Central de Apoio

Tragédia em Santa Maria

Informação para familiares de vítimas de outras cidades

27 de janeiro de 2013

Segundo o Secretário de Relações de Governo e Comunicação Giovani Carter Mânica (55) 9157-5862, no Centro Desportivo Municipal está sendo feito um cadastramento dos familiares que estão em busca de informações sobre as vítimas, no caso daqueles que são oriundos de outras cidades, a prefeitura disponibiliza o encaminhamento para hotéis da cidade, sendo que as despesas com hospedagem e alimentação ficarão por conta do poder público municipal.

 

Hemocentro Regional e Hospital de Caridade estão com estoque suficiente de sangue

27 de janeiro de 2013

Mais de duzentas pessoas já compareceram ao Hemocentro Regional de Santa Maria (Alameda Santiago do Chile, 35) para doar sangue as vítimas do incêndio da Boate Kiss. Segundo a diretora do Hemocentro, Carla Coelho o estoque para a situação já está suficiente, inclusive já foram agendados grupos para doação até a próxima terça-feira. A diretora solicita que as pessoas interessadas em doar compareça no fim da próxima semana ou próximo ao carnaval, pois até lá o volume de do estoque de doações deverá ter diminuído. O horário de funcionamento do Hemocentro é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: (55) 3221-5262 ou 3221-5192.

O Serviço de Hemoterapia do Hospital de Caridade de Santa Maria atendeu cerca de 100 pessoas até o momento, sendo efetivadas 58 coletas de doações, segundo informações de profissionais do local. Para o dia de hoje não serão feitas novas coletas, porém no decorrer da semana as pessoas podem ir até o Banco de Sangue (Avenida Presidente Vargas, 2291, 2° andar), das 8h às 14h (sem fechar ao meio-dia) para realizar doações. Informações: (55) 3221-2999.

Postado por Barbara Nickel, às 16:23

Categorias: Doação de sangue

Hemocentro do RS aceitará doações na segunda-feira

27 de janeiro de 2013

A Secretaria Municipal de Saúde solicita a doação de sangue no Hemocentro do Rio Grande do Sul, a partir da manhã desta segunda-feira, 28, a fim de repor os estoques. O Hemorgs localiza-se na avenida Bento Gonçalves, 3722, bairro Partenon - Porto Alegre.

Postado por Barbara Nickel, às 16:17

Categorias: Doação de sangue

Centro Desportivo Municipal (CDM) tem centro de informações e ajuda aos familiares

27 de janeiro de 2013 0

Um centro de informações e ajuda aos familiares está montado na área externa do Centro Desportivo Municipal (CDM) para aqueles que buscam notícias sobre possíveis vítimas fatais. No entanto, a Defesa Civil aconselha que só passe pelo local somente quem realmente tem alguma relação com as vítimas, pois o acúmulo de curiosos pode acabar dificultando o trabalho.

No local, pode ser feita a doação de água, papel higiênico, máscaras, álcool gel e luvas. Os voluntários devem chegar próximo as 19h para estabelecer um turno de revezamento com os que já estão auxiliando no local.

Postado por Barbara Nickel, às 15:48

Categorias: Sem categoria

Doações em Erechim

27 de janeiro de 2013 0

A empresa Helios que faz a linha Erechim - Santa Maria vai fazer a coleta de doações para a tragédia de Santa Maria.

Orientações: entregar as 17h30 para o motorista na rodoviária de Erechim: medicamentos (captopril, diazepam, AAS), água, luvas, papel higiênico.

Profissionais de saúde com comprovação terão passe livre para auxiliar as vítimas.

Horário dos ônibus: 17h30 - 0h30

Postado por Barbara Nickel, às 15:38

Categorias: Doações em geral, Profissionais da saúde

Defesa Civil cadastra voluntários da saúde

27 de janeiro de 2013

A Defesa Civil Estadual está organizando uma lista de voluntários da área da saúde de Porto Alegre que queiram ajudar em Santa Maria. O interessados devem entrar em contato com os telefones (51) 3210 4219 ou (51) 3210 4349 e fazer um cadastro. A Defesa Civil, em contato direto com o auxílio às vítimas de Santa Maria, vai avaliar a necessidade de enviar mais pessoas à região central do Estado. Sendo necessário, a instituição entrará em contato com os voluntários cadastrados e organizará a partida.

Postado por Barbara Nickel, às 15:13

Categorias: Profissionais da saúde

Rodoviária de Cruz Alta autorizada a liberar passagens para voluntários da área da saúde rumo a Santa Maria

27 de janeiro de 2013

A Planalto Passagens liberou passagens para voluntários da área da saúde que moram em Cruz Alta e desejam auxiliar em Santa Maria.

Os próximos ônibus com saída em direção a Santa Maria são às 18h40min, 20h30min e 21h15min.

Informações:

Av. Plácido de Castro, 536 - Bonini
(55) 3322-6770

Postado por rodrigo_ad, às 15:06

Categorias: Deslocamento para SM

Câmara de Vereadores de Santa Maria pede doações

27 de janeiro de 2013

A assessoria da Câmara de Vereadores de Santa Maria informa que estão recebendo doações de água, papel higiênico, luvas, máscaras, álcool gel e e medicamentos como Dipirona, Paracetamol, Isordil, AAS, Diazepam e Captopril.

Informações pelo telefone 55 3220-7200.

Via Lilian Abelin, jornalista da Rádio Gaúcha.

Postado por rodrigo_ad, às 14:06

Categorias: Doações em geral

Saiba onde doar sangue para as vítimas

27 de janeiro de 2013

As doações de sangue para as vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, continuam necessárias. Quem quiser doar sangue, deve se dirigir ao Hemocentro Regional de Santa Maria, localizado na Alameda Santiago do Chile, 35, bairro Nossa Senhora das Dores.

No entanto, de acordo com a direção do Hemocentro, muitas bolsas de sangue já foram coletadas e, devido à baixa validade do material (de cerca de 5 dias), está sendo solicitado que as pessoas aguardem alguns dias e sigam doando durante a semana. Isso porque, no decorrer da semana, as vítimas que passarem por cirurgias precisarão das transfusões.

No Hospital de Caridade e na Casa de Saúde também há bancos de sangue que recebem doações. Se a doação é para uma vítimas específica, ela deve ser feita no local onde esta está internada.

O Hemocentro de Porto Alegre não está recebendo doações. De acordo com a plantonista, estão aguardando uma ordem ou pedido vindo de Santa Maria.

Postado por claudia_lawisch, às 13:22

Categorias: Doação de sangue

Rodoviária de Porto Alegre disponibiliza ônibus extra para Santa Maria

27 de janeiro de 2013

A Rodoviária de Porto Alegre acaba de confirmar através de seu Twitter (@rodoviariapoa) a disponibilidade de um ônibus extra para Santa Maria.

O ônibus tem saída confirmada para 14h45min e tem previsão de 3h45min de viagem. O veículo possui 40 lugares disponíveis.

Informações pelos telefones 3210.0101 e 3228.0699.