Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
31 de julho de 2014

140ª Assembleia Geral Ordinária em Porto Alegre

Mais de 120 Lojas jurisdionadas estavam presentes na 140ª Assembleia Geral Ordinária que ocorreu no último sábado, dia 26. A Loja Adayr Figueiredo n° 81 foi a anfitriã e recebeu auxílio das Lojas Percepção n° 235, Baden-Powell n° 185, Luz e Liberdade n° 200 e Progresso e Fraternidade n°222 na organização.

A Mesa Diretiva foi composta pelo Grão-Mestre João Otávio Cézar Lessa, o 1° Gr Vigilante Dary Angelo Pissetti, 2° Gr Vigilante João Francisco Flores Candiota, Grande Secretário-Adjunto Antonio Humberto Rodrigues Meireles, Grande Tesoureiro José de Sá Moreira, Grande Orador Odir Odilon Pinto Da Silva, Grande Hospitaleiro Alexandre Matias Bard, Venerável Mestre da Loja Adayr Figueiredo n°81 Ildo Musskopf e os Irmãos ex Grão-Mestres Pedro Manoel Ramos, José Wohlgemuth Koelzer Neto, Walnyr Goulart Jacques.

A 140ª AGO teve início às 9 horas e 20 com a abertura dos trabalhos e posterior discurso do Grão-Mestre (que pode ser conferido logo abaixo desta matéria). Logo após, os Irmãos Marcos Hans e Carlos Roberto da Cunha Amador falaram sobre o Shriners Clube do Brasil.

Na oportunidade, o Grão-Mestre entregou a Carta Constitutiva da Loja Oswaldo Nunes n° 229 ao Venerável Mestre Saul Marques Machado. Durante a 140ª AGO o Grande Hospitaleiro Alexandre Matias Bard ressaltou a importância da participação dos Irmãos nas atividades propostas e José Nivaldo Brissuella Brum, Presidente da Fundação Maçônica Educacional, prestou contas sobre o ao de 2013 e falou sobre os projetos futuros. Antes do recesso para o almoço, o assessor especial da Grande Tesouraria, Ir Léo Olavo Amaral Possani, apresentou dados relativos as obras do Palácio Maçônico.

No retorno aos trabalhos, foi lido o decreto n° 352-2012/2015, que promulgou o atual Regulamento Geral da GLMERGS, após o parecer favorável do Grande Orador Odir Odilon Pinto da Silva foi colocado em votação e aprovado pela maioria dos presentes. O encerramento ocorreu por volta das 15 horas.

Confira abaixo o discurso proferido pelo Grão-Mestre João Otávio Cézar Lessa:

ÉTICA, MORAL, RESPEITO E MAÇONARIA


O livro "Ética a Nicômaco" de Aristóteles foi dedicado ao seu pai, cujo nome era Nicômano. Esta foi a principal obra de Aristóteles sobre Ética e é segmentada em dez tópicos. Nela o autor é como um pai que está preocupado com a educação e felicidade do seu filho, mas também tem por objetivo fazer com que as pessoas pensem sobre suas ações, colocando assim a razão acima das paixões, procurando felicidade individual e coletiva, visto que o ser humano vive em sociedade e suas atitudes devem ter por objetivo o bem comum.


Para Aristóteles, toda a racionalidade prática visa um fim ou um bem, sendo o propósito dela estabelecer a finalidade suprema que está acima e justifica todas as outras, bem como a maneira de alcançá-la. Essa finalidade suprema é a felicidade, e não se trata de prazeres, riquezas, honras ou títulos, mas sim de uma vida virtuosa, sendo que esta virtude se encontra entre extremos e só é alcançada por alguém que demonstre prudência.
A Ética muitas vezes é confundida com a Moral. Embora sejam temas correlatos, elas diferem-se ao passo que a moral apoia-se na obediência à normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos, já a ética busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.
Já o respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. Ele impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação à outras, sendo o respeito mútuo essencial para uma convivência saudável. Uma das importantes questões sobre o respeito é que para ser respeitado é preciso saber respeitar, o que não significa concordar em todas as áreas com outra pessoa, mas não discriminá-la ou ofendê-la por sua forma de viver, pensar ou agir.


Mas afinal, o que há de comum entre a Ética, a Moral e o Respeito? Elas devem encontrar-se na constituição espiritual da Maçonaria para que possamos enfrentar os males e temeridades que emergem do mundo Profano e que afetam no íntimo todos os estratos sociais, abalando o caminho da esperança e da virtude.


Para tanto, a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul deve colocar-se numa grande Cadeia de União, para que enfrentemos estes problemas juntos, numa mesma vibração, empenhados em recuperar as perspectivas da sociedade, esta que deposita tanta esperança nos trabalhadores da pedra. Por isso, meus Irmãos, nessa nossa jornada maçônica, torna-se necessário o robustecimento de todas as nossas virtudes para algo maior do que nós mesmos: nossos semelhantes.


Assim, sejamos pescadores de homens e continuemos a trazer candidatos que sejam próximos dessas ideiais e valores, que sejamos foco de luz para atrair cada vez mais obreiros para esta grande construção da sociedade ideal, trabalhemos cada vez mais para a união e fraternidade em nossos templos e ações, galgados nas práticas ritualísticas e nos significados ocultos e espirituais da Ética, da Moral e do Respeito.


Enfim, meus Irmãos, sejamos éticos, morais e respeitosos. Sejamos maçons!