Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
03 de novembro de 2014

ORDEM DE DEMOLAY GAÚCHA REALIZA SEU XXV CONGRESSO ESTADUAL EM TORRES

A Ordem DeMolay Gaúcha realiza o seu XXV Congresso, dias 11 e 12 de outubro, no Centro de eventos da ULBRA, na belíssima cidade de Torres. Os 26 capítulos do Rio Grande do Sul estiveram reunidos para mais uma edição do Congresso Gaúcho da Ordem DeMolay (CGOD). Foram mais de 500 inscritos, tendo representantes de todas as Regiões do Estado e dos Estados do Paraná - através de seu Grande Mestre Estadual, Giuseppe Leggi Júnior, Mestre Conselheiro Estadual, DeMolay Rafael Marvule, e comitiva - e Santa Catarina - através de seu Grande Mestre Estadual, Carlos Renato dos Anjos, e comitiva, além das lideranças do Supremo Conselho, João Bosco Monteiro Júnior, Grande Mestre Nacional Adjunto, e o DeMolay Pedro Daher Yunes, Mestre Conselheiro Nacional Adjunto.
 

 

A Cerimônia Pública de Abertura teve seu início às 10 horas do sábado, com a presença de todos os Congressistas, autoridades Civis, Maçônicas e DeMolays, dentre as quais destacamos: a Ilustríssima Senhora Nílvia Pereira, Prefeita Municipal de Torres, Tio Marcelo Biase, Prefeito Municipal de Dom Pedro de Alcântara, Senhor Deomar dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Torres, Paulo Valdimir das Chagas, representante do Tadeu Pedro Drago, Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Dinarte Pereló Coelho, Venerável Mestre da Loja Obreiros das Torres, Patrocinadora do Capítulo anfitrião, Guardiões das Torres nº 451, liderado pelo Aulo Pérsio Nogueira Ferrari, Presidente do Conselho Consultivo, e pelo DeMolay Diego Freitas Furtado, Mestre Conselheiro.
 
A Cerimônia transcorreu com a entrada protocolar e festiva dos Mestres Conselheiros e Presidente do Conselho Consultivo de cada Capítulo, das autoridades e convidados de honra, e por último as duas maiores lideranças do Estado, Claudionor Ribeiro de Ribeiro, Grande Mestre, e o DeMolay Rafael Miranda de Castro Ávila, Mestre Conselheiro Estadual. A seguir, foi entoado de forma vibrante o hino DeMolay. Cumprido o cerimonial, a Corte Chevalier Bernardo de Clairvaux nº 24 conferiu a honraria do Grau de Chevalier a sete DeMolays, os quais foram distinguidos pelos seus Capítulos pelos relevantes serviços em prol da Ordem DeMolay nos últimos anos. 

 

O Congresso contou ainda com diversas atividades, as quais se destacam o Torneio Estadual de Ritualística, os tradicionais núcleos de debates, palestras com o Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, Pedro Daher Yunes, e o Grande Mestre Nacional Adjunto, João Bosco Monteiro Júnior, e com primeiro Grande Mestre do Estado, Márcio Homem. Reunidos em Assembleia Geral, os Capítulos elegeram os novos líderes juvenis do Estado, a cidade de Lajeado para sediar o Congresso de 2015 e a aprovaram o novo Estatuto Social.

 

Na Cerimônia Pública de Encerramento, às 20 horas do mesmo dia, ocorreu à posse do novo Gabinete Estadual, que agora conta com os DeMolays Pedro Henrique Hablich como Mestre Conselheiro Estadual, Alvaro José Remedi como Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Bruno Englert Moutinho como Secretário Estadual e Leonardo Augusto Thomas como Tesoureiro Estadual, substituindo os DeMolays Rafael Ávila, Weslley Borges e sua equipe. Foram investidos, ainda, à Comenda do Mérito Farroupilha os maçons Irineu José Hamester (Cap. Guardiões do Vale dos Sinos nº 592), Ricardo Borges Bertoni (Cap. Fênix II nº 465), Elso Everling (Cap. Santo Ângelo nº 306) e Aylton Rodrigues (Cap. Rio Grande nº 354). Num momento de muita emoção e surpresa, o Past Grande Mestre Estadual, Thiago Rijo Dias da Costa, e o Past Mestre Conselheiro Estadual e ex-oficial do GCE-RS, José Sebastião Pereira Júnior, foram conduzidos ao altar para serem agraciados com a Cruz de Honra da Ordem DeMolay Brasileira. Em outro momento especial, o Grande Mestres Estadual, Tio Claudionor Ribeiro de Ribeiro, entregou a Medalha de Apreço a João Otávio Cezar Lessa, Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, como reconhecimento e gratidão pelo constante apoio dado à Ordem DeMolay em nosso Estado.

 

 

Como ato final das homenagens e premiações, foram entregues as premiações do Concurso de Textos (vencido pelo DeMolay Diego da Rosa do Cap. Guardiões da Luz nº 826), Torneio de Ritualística e Desafio DeMolay - vencido novamente pelo Capítulo Pelotas nº 003 - e homenagens relativas aos dez anos de fundação do GCE-RS a todos os Capítulos, comitivas visitantes, Pasts Grandes Mestres e Mestres Conselheiros Estaduais e Potências Maçônicas presentes.
Na palavra, o Tio Claudionor Ribeiro relata que "mais uma vez a Ordem DeMolay Gaúcha deu prova de que é grandiosa. Reverenciamos os nossos dedicados líderes através da Comenda do Mérito Farroupilha, Chevalier e Cruz de Honra e vemos a renovação acontecer com esse novo Gabinete Estadual empossado. Como sempre afirmamos, vamos para frente que atrás vem gente!"

 

Ao encerrar oficialmente do XXV Congresso Gaúcho da Ordem DeMolay, Rafael Ávila, Past-Mestre Conselheiro Estadual, diz "Fico muito emocionado com esse final de gestão. Foi um ano de muito trabalho e ficamos felizes com o resultado. Poder viver a experiência de ser o Mestre Conselheiro Estadual do Rio Grande do Sul é algo único e foi uma honra representar os DeMolays Gaúchos nesse ano de Gestão. Despediu-se e declarou encerrado o XXV Congresso Gaúcho da Ordem DeMolay, convidando a todos para o jantar de confraternização.