Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
15 de junho de 2015

Fundação Maçônica Educacional vai usar nova plataforma de aplicativos GOOGLE para potencializar o ensino

A Fundação Maçônica Educacional (FME) objetivando melhorar seus projetos

educacionais, fechou uma parceria para implantar a nova plataforma de aplicativos do Google, por meio da empresa sisqualis. A demonstração do uncionamento do ambiente virtual, Google For Education, aconteceu no ultimo dia (3), na sede da FME, avenida Praia de Belas, 560, em Porto legre.

Segundo o presidente da FME, Nivaldo Brum, é a tecnologia da informação se aliando à Educação. "Vamos usar a ferramenta em prol do ensino pelo Estado fora, criando multiplicadores dessa ideia, pois sabemos que é imprescindível fazer parte do universo da geração "Y", destacou.

Nivaldo disse ainda que o acesso à plataforma será disponibilizado para 60% dos alunos e 100% dos vinculados à FME. Está previsto um curso para o lançamento em Porto Alegre.

O gerente comercial da Sisqualis, Rodrigo Mota, explicou que a empresa desenvolve programas de computador, mais especificamente uma softhouse, e ainda trabalha com produtos da Google.

*Mais interação*

O Google For Education é uma espécie de sala de aula virtual que promove interação em tempo real entre professores e alunos como se realmente estivessem presencialmente lado a lado olhando e manipulando a mesma folha no trabalho disciplinar escrito. aplicativo Classroom.
Mota informou que a Sisqualis trabalha há muito tempo com o Google e o Google For Work. Ele exemplificou a funcionalidade do Google For Education.
Estas salas de aulas apresentam soluções gratuitas, como a que é oferecida pelo Gmail . "Pensando na seriedade desta nova plataforma, a Google estabeleceu privilégio exclusivo das instituições de ensino e educadores para a abertura de contas", mensurou Mota.

*Custo zero*

Já para instituições educacionais, sem fins lucrativos, o Google For Education não acarreta custo algum, como no caso da FME.
"Diariamente, é possível utilizar o Google Drive, gmail, Google books, google agenda, planilha, editor de texto, youtube , mas tudo dentro do controle e normas estabelecidas pela escola, fundação e ou instituições educacional. Mota disse ainda que o uso no caso do Google For Work necessita de uma conta que oferece custo anual de 50 dólares por usuário e 120 dólares se optar quantidade ilimitada de armazenamento. Além disso, esta plataforma tem limite de espaço para guardar arquivos e dados. Ao contrário do Google For Education que não tem limite de armazenamento. "Então, realmente, só vantagem e é completamente eliminado questões de infraestrutura de redes e nas nuvens".


*Google For Education*

É uma plataforma com aplicativos poderosos que são 100% cloud (nas nuvens).
Não existe investimento na infraestrutura, servidor e conexão. É oferecido gratuitamente para instituições sem fins lucrativos, podendo ser usado com o domínio da instituição. A preocupação com perda de dados é inexistente, não guarda arquivos dentro do computador. Também participaram do evento, o chefe de operações da Sisqualis, Francisco Cantarutti, a pedagoga da FME, Rita Salaberry, Júlio César Josino, do Conselho Fiscal da FME e Jurídico da FME e o colaborador, Modesto Carro Loureiro.


Texto e Foto: Leonardo Redaelli
Jornalista e Comunicador Social
*N° Certificado: 28.692/2012 *