Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
29 de junho de 2015

Maçonaria comemorou Jubileu de Ouro de Gilberto Mussi, Eminente Ex Grão-Mestre da GLMERGS

Os 50 anos de serviços prestados para a Ordem Maçônica de Gilberto Moreira Mussi, ex Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (GLMERGS), foram comemorados em sua loja mãe a Cinquentenária, Benemérita, Augusta e Respeitável Loja José Bonifácio Nº 55 - a qual ele pertenceu ininterruptamente neste período.
Um grande número de maçons da região e de todo o estado prestigiaram a cerimônia com homenagens e presença do atual Grão-Mestre Irmão Paulo Roberto Pithan Flores e sua comitiva. Além de Mussi também foram homenageados, na noite de 24 de Junho - feriado maçônico dedicado ao patrono da maçonaria São João Batista - outros maçons gêmeos (iniciados na mesma data que Mussi): Alvacir Borges Rodrigues, Domírio de Ávila Camargo, João Ciro Moreira Mussi, Rudy Augusto Theodoro Timm, Claudio Roberto Moreira Mussi (in memóriam) e Rosalvo Moreira da Rocha (in memóriam).
Com o templo da loja maçônica José Bonifácio lotado foi preciso adaptar um telão na sala de espera para que fosse possível acompanhar a sessão.
Em seu discurso Gilberto Mussi agradeceu a presença de todos, lembrou de fatos marcantes da maçonaria e de sua passagem pelo Grão-Mestrado e pediu que a maçonaria se una em prol da democracia do país que passa por sérias dificuldades institucionais. Mussi também ressaltou a história da maçonaria que se confunde com a criação do município de Canguçu datando da mesma época e das diversas lideranças que participam da loja e que ocupam cargos de destaque na sociedade. Lembrou que da loja José Bonifácio saíram três Prefeitos; Ele próprio, Domírio Camargo (outro dos homenageados na noite) e o atual Prefeito Gérson Cardoso Nunes.
O mesmo tom foi utilizado pelo Grão-Mestre Paulo Roberto Pithan Flores lembrando que os homens são moldados e polidos na maçonaria para que sejam exemplos de retidão fora das paredes do templo e que é chegada a hora de mostrar este trabalho para construção de uma pátria melhor e mais justa. O Irmão Pithan agradeceu a presença de todos e pediu que irmãos da Grande Loja fizessem a entrega da medalha relativa aos cinquenta anos de atuação na maçonaria para Gilberto Moreira Mussi.
Após os atos solenes foi descerrada uma placa comemorativa no hall de entrada da Loja José Bonifácio e também um busto de Salomão, presente da Loja Philantropia do Sul Nº 226, ao Oriente de Rio Grande.
Gilberto Moreira Mussi é um dos nomes mais respeitados na maçonaria por seu conhecimento sobre ritualística e por sua dedicação a ordem. No mundo "profano", como dizem os maçons, ele foi Prefeito de Canguçu, deputado Estadual e Secretário de Estado. Atualmente reside em Canguçu e frequenta a Loja Maçônica José Bonifácio Nº 55 todas as segundas-feiras. Compõe ainda o quadro da loja de Perfeição "Silêncio".

Matéria: Augusto Pinz - Jornalista MTE 16.152