Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
05 de julho de 2015

Capítulos Gaúchos se reúnem para o CECAD 2015/02

Ocorreu em Porto Alegre, no dia 27 de junho de 2015, a décima segunda edição do Curso Estadual de Capacitação Administrativa DeMolay (CECAD). A edição que reuniu as diretorias dos Capítulos Gaúchos para o segundo semestre de 2015 ocorreu nas dependências do Centro Templário do Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS) e teve a participação de mais de 120 pessoas entre DeMolays Ativos e Maçons Consultores de 22 Capítulos do Rio Grande do Sul.
 
O Curso contou com diversos módulos de instrução e debates sobre temas relevantes para as administrações capitulares. Assuntos como planejamento, comissões, legislação demolay e planejamento de atividades foram destaques da programação e promoveram debates e trocas de experiências, as quais foram classificadas como "muito valiosas" pelo Grande Mestre Estadual, Claudionor Ribeiro de Ribeiro. Como novidade dentro da programação, os módulos sobre legislação demolay buscaram levar aos Capítulos um relato das atividades da Comissão Especial que está minutando o inédito Regulamento Geral da Ordem DeMolay Gaúcha e os módulos sobre planejamento trouxeram os programas nacionais e estaduais de valorização de metas como a Campanha Nacional de Incentivo a Excelência (CNIE) e o Programa Integrado de Metas de Desempenho (PIMD).
 
Como programação especial para os Mestres Conselheiros, o Gabinete Estadual trouxe um debate dinâmico que, nas palavras do Mestre Conselheiro Estadual Pedro Hablich, "promoveu uma intensa participação dos Líderes dos nossos Capítulos e conscientização sobre as responsabilidades deles para com suas células". Além disso, o CONAMESCO foi realizado e trouxe uma preparação filosófica para aqueles que empunharão o primeiro malhete dos Capítulos Gaúchos.
 
"Estamos todos muito felizes pelo resultado desse CECAD. Nosso último curso da gestão cumpriu a sua proposta de aproximar cada vez mais os demolays e maçons através das próprias experiências do dia-a-dia de seus Capítulos. Temos uma turma promissora de Mestres Conselheiros e administradores e temos convicção e confiança nas suas capacidades!" relata Claudionor Ribeiro.