Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
21 de agosto de 2018

Amigas Solidárias entregam dois oxímetros ao Hospital Presidente Vargas

Uma bela iniciativa acaba de se tornar realidade e poderá servir de inspiração para que outras possam fazer o mesmo. Liderado pela esposa do Sereníssimo Grão-Mestre, Denise Guedes Panizzi, um grupo de cunhadas decidiu arregaçar as mangas e ir à luta para auxiliar pessoas e entidades. Reunidas durante as assembleias realizadas em Canela no final de junho, criaram o Amigas Solidárias, um projeto que tem por objetivo colocar em prática as boas ideias voltadas para a solidariedade. Já na primeira reunião estavam presentes 60 mulheres, todas com muita vontade de auxiliar e levar a proposta para as Lojas da Jurisdição, incentivando irmãos e cunhadas a participarem.

Um grupo de irmãos americanos que estava presente nas assembleias soube da iniciativa e fez uma doação em dinheiro. A Grande Loja também doou o valor arrecadado entre os irmãos nas assembleias, como é de costume nas reuniões maçônicas. Imediatamente os recursos foram destinados para a compra de dois oxímetros a serem doados ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Os oxímetros foram adquiridos e entregues ao hospital, na pessoa da presidente da Associação dos Amigos do Hospital, a cunhada Deise Cunha. “Essa é a essência do Amigas Solidárias, ajudar naquilo que for possível, de forma rápida e eficaz”, diz a presidente Denise Panizzi. Com a aquisição destes dois equipamentos houve aumento de quase 43% no número de leitos para o atendimento de crianças, passando de 21 para 30 leitos. O oxímetro é um aparelho utilizado para controlar a saturação no oxigênio do paciente e alertar o mais rápido possível os enfermeiros e médicos quando uma queda muito brusca desse parâmetro ocorrer, evitando manifestações físicas ao paciente. Ele geralmente é encontrado em unidades de terapia intensiva (UTI), centros cirúrgicos, salas de recuperação e salas de internação, e servem para o monitoramento em tempo real dos pacientes.

Devidamente estruturado para levar adiante as ideias e sugestões que surgirem, o projeto Amigas Solidárias atende aos interessados pelo e-mail amigassolidarias2018@gmail.com  .

A próxima ação do Amigas Solidárias será a realização de um chá no dia 6 de outubro, em Porto Alegre, oportunidade em que serão debatidas as campanhas que poderão ser implementadas.

"Com esta ação pudemos comprovar que a ajuda ao próximo é um gesto de amor que faz a felicidade de alguém, tanto quanto faz a nossa. Esta sensação de amor compartilhado é muito gratificante", finaliza a presidente Denise.