Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
06 de abril de 2020

Comunicado do Grão-Mestre

Prezados Irmãos,

A Grande Loja, atenta ao andamento da pandemia e dos procedimentos para deter, ou amenizar, os efeitos do Coronavírus (COVID-19), criou um Comitê Extraordinário, interno, composto pelos Irmãos da Grande Administração e outros convidados para avaliar os acontecimentos, através de reuniões semanais ou extraordinárias, em ambiente virtual.

Paralelo a esses encontros, foram tomadas algumas atitudes com objetivo de preservar a saúde de nossos Obreiros, atendendo a determinações dos órgãos de saúde nas esferas municipal e estadual, tais como dispensar os Irmãos com mais de 60 anos de idade da participação em Loja por tempo determinado. Também suspendemos os Simpósios Regionais e quaisquer eventos maçônicos da GL, que reunisse grupos de Irmãos em desacordo às instruções estabelecidas. O Palácio Maçônico está com atividades suspensas, atendendo decreto municipal, mas antes de tudo, para resguardar os Irmãos e seus familiares.

Nesse contexto, temos incentivado as Lojas da Jurisdição a desenvolverem reuniões administrativas virtuais, ao menos para manter unidos nossos laços fraternos de apoio e amparo entre os Irmãos da Oficina. Esse contato, mesmo que à distância, nos proporciona um sentimento de aproximação entre os Obreiros da Jurisdição, para falarmos, contar nossas dificuldades e até compartilhar nossos anseios.

Acompanhamos diversas ações desenvolvidas por algumas Lojas, regiões e até Irmãos sozinhos, com o objetivo de auxílio e apoio às necessidades, como arrecadação de cestas básicas, produtos de higiene e afins, incentivo a redes de apoio psicológico que, devido ao isolamento social o qual passamos, é importante nos colocarmos à disposição para auxiliar. Entendemos que cada Assessor Regional, Loja ou Irmão sabe a realidade de sua comunidade, e esses atos de solidariedade desenvolvidos nesse momento, com certeza, reforçam nossos valores e ações para tornar o mundo um pouco melhor.

A nossa Hospitalaria está atuante e de prontidão para todas demandas em que é acionada, sempre tentando dar o maior e melhor suporte, para minimizar o sofrimento do Irmão ou da família maçônica. Sugerimos ainda aos Hospitaleiros das Lojas ou equivalente em outros Ritos ou Ritual, bem como as Comissões de Solidariedade das Lojas que intensifiquem e acompanhem os seus obreiros, auxiliando no que for possível, sempre repassando as informações ao VM.

Nossos canais de atendimento estão sendo monitorados em horário de expediente, atendimentos, e-mails, contato do site e outros, para atender a Loja ou Irmão em sua necessidade. Lembramos que temos no Sistema GL o item "oportunidades" para auxilio nas recolocações no mercado de trabalho ou oportunidades de recolocação ofertadas por Irmãos da Jurisdição. O Guia Maçônico também está à disposição para o Irmão cadastrar e oferecer seus produtos ou serviços.

É importante aproveitar essa ocasião de recolhimento, de introspecção, pois Maçonaria não se faz exclusivamente com a nossa presença física em Loja. Agora é a hora da reflexão individual e familiar, da oração, do pensamento e das ações resilientes. Seguimos juntos para superar os desafios que se apresentarem. Nada dura para sempre e, certamente, essa pandemia em breve será debelada. Contudo, esse é o momento que estamos vivendo e precisamos atravessá-lo com tranquilidade, bom senso e equilíbrio. Devemos lembrar que sempre após períodos conturbados a humanidade ressurge melhor, renovada, com melhores sentimentos para com seu semelhante. Tomara tenhamos aprendido essa lição e que após passar essa etapa sejamos mais sensíveis a esses temas.

Que o G.'.A.'.D.'.U.'. abençoe a todos e as nossas famílias.

Norton Valladão Panizzi

Grão-Mestre