Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
21 de agosto de 2019

DTG MALA de Garupa realiza 1ª Sessão Farroupilha em Taquari

Pela primeira vez o Departamento de Tradições Gaúchas MALA de Garupa realizou uma sessão solene no interior do Estado. A ação inédita faz parte do projeto de interiorização, denominado “MALA NA ESTRADA”, e ocorreu no dia 17 de agosto de 2019, no CTG Pelego Branco, em Taquari, que se transformou em palco de um momento histórico da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. O evento, em homenagem aos Irmãos que lutaram na Revolução Farroupilha, foi organizado em conjunto com a Loja Fraternidade Taquariense nº 102.

Um ônibus com 42 lugares ocupados partiu de Porto Alegre no início da manhã, levando materiais, integrantes do departamento, cunhadas e convidados. Abertos os trabalhos na sessão, o Irmão Clóvis Schenk Bavaresco, da Loja Fraternidade Taquariense, falou sobre a relação da família "Ferreira" com David Canabarro, cujos laços ainda marcam presença na região. Depois foi a vez do Irmão José Estivalet levar um pouco da cultura tradicionalista aos Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados, emocionando a todos com a poesia "Retorno Bravo", de Ubirajara Raffo Constant.

O Irmão João Moacir Laufer Ferreira, da Loja Luz do Oriente nº 166, de Venâncio Aires, apresentou o livro “Contos & Pingos”, de sua autoria, e entregou o primeiro exemplar ao Irmão Aguinaldo Ferreira, patrão do DTG MALA de Garupa. O Irmão Aguinaldo, por sua vez, homenageou a Loja. Fraternidade Taquariense com uma placa comemorativa ao ato, entregando-a ao Venerável Mestre, Irmão José Antônio Reis dos Reis. Também homenageou o 1º e o 2º Vigilantes, Irmãos Oládio Luiz Pereira e Everton Gilcimar da Silva, o Orador, Irmão Clovis Schenk Bavaresco, o Tesoureiro, Irmão Paulo Rogério Bastos Nunes, com a insígnia do DTG MALA de Garupa. 

O Irmão José Nivaldo Brum, presidente da Fundação Maçônica Educacional, narrou os principais momentos dos 15 anos de história do DTG, mostrando fotos e documentos marcantes. O patrão Aguinaldo Ferreira agradeceu a todos pelo empenho para realização da belíssima sessão e pela acolhida dos Irmãos de Taquari. "É importante que os Irmãos de toda a Jurisdição compreendam que o DTG é de todos e está presente sempre que um Irmão pratica a cultura gaúcha.

Após o almoço de confraternização os presentes foram brindados com um show do cantor nativista Nenito Sarturi, que interpretou canções marcantes de sua autoria e de outros grandes compositores. A invernada artística juvenil do CTG Pelego Branco mostrou algumas de suas coreografias e, para encerrar, o grupo Herança de Campo subiu ao palco para mais música, animando o público.

O DTG MALA de Garupa planeja novas incursões a diferentes recantos do Rio Grande do Sul. Mas, antes disso, se ocupa da recepção aos Irmãos e convidados no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, durante o mês de setembro.