Notícias

18 de novembro de 2020

II Seminário gaúcho do Rito de York (Blue Lodge) reúne dezenas de irmãos 

Em reunião virtual histórica na última terça-feira, 17 de novembro, sendo anfitriã foi a Loja David Nº 176, ocorreu o II Seminário do Rito de York (Blue Lodge). A promoção  foi da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul e a organização esteve a cargo da Grande Comissão de Liturgia do Rito de York.
O evento, presidido pelo Irmão Paulo Ricardo Boni da Silva, VM da Loja David Nº 176, que registrou participação de mais de 80 Irmãos do Rio Grande do Sul pertencentes a Lojas do Rito de York,  e de Irmãos de potências regulares de outras regiões brasileiras, contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, do Eminente Grão-Mestre Adjunto e Grão-Mestre eleito para o próximo triênio, Irmão Tadeu Gomes Xavier. 
Representando os membros da Grande Comissão, seu presidente Irmão Marcelo Rosa, da Loja David N° 176, apresentou palestra acompanhada de exibição de slides ilustrativos e didáticos, sob o título “As Novidades Apresentadas na II International Grand Lecturer’s Convention – January 2020 e o Trabalho de Solo". 
O Seminário, cujo objetivo era atualizar e transmitir esclarecimentos sobre a ritualística Rito de York, visando à uniformidade de procedimentos, foi aberto oficialmente pelo Sereníssimo Grão-Mestre. 
Segundo o Irmão MI Marcelo Rosa, “além de estreitar os laços de união e fraternidade entre as Lojas, foi um marco histórico para os praticantes do Rito”. Rosa também fez questão de registrar que “pelo pioneirismo da reunião e apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o II Seminário foi um sucesso e só foi possível a sua realização graças ao apoio recebido da Grande Loja, por meio do Grão-Mestre, assim como dos Irmãos que praticam o rito.” 
Os trabalhos foram encerrados pelo Eminente Grão-Mestre Adjunto e Grão-Mestre eleito, Irmão Tadeu Gomes Xavier, que destacou a importância de reuniões dessa envergadura. Cumprimentou a todos pela iniciativa, salientando a coragem e o espírito inovador, pois, segundo ele, “não se deixaram abater pelo momento excepcional que estamos vivendo. A realização do II Seminário”, afirmou,  “engrandece por demais a GLMERGS e eventos como esse devem ocorrer com mais frequência.” Encerrou lembrando que “quem apostou na pandemia equivocou-se, venceu quem acreditou na superação dos desafios, no compartilhamento do conhecimento, na inovação”.