Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
18 de novembro de 2020

II Seminário gaúcho do Rito de York (Blue Lodge) reúne dezenas de irmãos 

Em reunião virtual histórica na última terça-feira, 17 de novembro, sendo anfitriã foi a Loja David Nº 176, ocorreu o II Seminário do Rito de York (Blue Lodge). A promoção  foi da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul e a organização esteve a cargo da Grande Comissão de Liturgia do Rito de York.
O evento, presidido pelo Irmão Paulo Ricardo Boni da Silva, VM da Loja David Nº 176, que registrou participação de mais de 80 Irmãos do Rio Grande do Sul pertencentes a Lojas do Rito de York,  e de Irmãos de potências regulares de outras regiões brasileiras, contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, do Eminente Grão-Mestre Adjunto e Grão-Mestre eleito para o próximo triênio, Irmão Tadeu Gomes Xavier. 
Representando os membros da Grande Comissão, seu presidente Irmão Marcelo Rosa, da Loja David N° 176, apresentou palestra acompanhada de exibição de slides ilustrativos e didáticos, sob o título “As Novidades Apresentadas na II International Grand Lecturer’s Convention – January 2020 e o Trabalho de Solo". 
O Seminário, cujo objetivo era atualizar e transmitir esclarecimentos sobre a ritualística Rito de York, visando à uniformidade de procedimentos, foi aberto oficialmente pelo Sereníssimo Grão-Mestre. 
Segundo o Irmão MI Marcelo Rosa, “além de estreitar os laços de união e fraternidade entre as Lojas, foi um marco histórico para os praticantes do Rito”. Rosa também fez questão de registrar que “pelo pioneirismo da reunião e apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o II Seminário foi um sucesso e só foi possível a sua realização graças ao apoio recebido da Grande Loja, por meio do Grão-Mestre, assim como dos Irmãos que praticam o rito.” 
Os trabalhos foram encerrados pelo Eminente Grão-Mestre Adjunto e Grão-Mestre eleito, Irmão Tadeu Gomes Xavier, que destacou a importância de reuniões dessa envergadura. Cumprimentou a todos pela iniciativa, salientando a coragem e o espírito inovador, pois, segundo ele, “não se deixaram abater pelo momento excepcional que estamos vivendo. A realização do II Seminário”, afirmou,  “engrandece por demais a GLMERGS e eventos como esse devem ocorrer com mais frequência.” Encerrou lembrando que “quem apostou na pandemia equivocou-se, venceu quem acreditou na superação dos desafios, no compartilhamento do conhecimento, na inovação”.