Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
21 de março de 2019

Maçons escoteiros das três potências se reúnem em sessão histórica

No dia 15 de março, no Templo da Loja José Carlos Bergmann nº 175, em Porto Alegre, reuniram-se para uma sessão muito especial 33 irmãos, entre eles o 2º Grande Vigilante, Irmão Honório Sampaio Menezes, representando o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, o Coordenador do Departamento de Escotismo da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Irmão Márcio Sequeira da Silva, e o Coordenador do Departamento de Assistência e Apoio à Juventude da GLMERGS, Irmão Manoel da Rosa Michael.

O objetivo foi o de reunir maçons escoteiros de várias Lojas jurisdicionadas às três potências regulares do RS (GLMERGS, GORGS e GOB-RS) e ativos em seus Grupos Escoteiros, sendo fomentado e organizado por um grupo denominado “Acácia Negra RS”. A Sessão ritualística teve inspiração nas reuniões que ocorrem há décadas nos Congressos Nacionais Escoteiros, na denominada “Loja Itinerante Pau Brasil”, para confraternização dos duplos Irmãos, sempre recepcionada por Loja de alguma das três potências.

A Sessão serviu, também, para reforçar os laços destas duas instituições seculares e foi realizda na véspera do Congresso e Assembleia Regionais dos Escoteiros do Brasil – Região do Rio Grande do Sul, que teve lugar em Porto Alegre, nos dias 16 e 17 de março. 

Além da belíssima recepção pelos Obreiros da Loja José Carlos Bergmann, os irmãos presentes foram brindados com a leitura de duas peças de arquitetura: uma sobre os liames subjetivos pela visão de quem foi iniciado na Maçonaria e no Escotismo e outra sobre o Escotismo e as habilidades para o futuro.

Após a Sessão foi realizado um ágape fraternal, que encerrou esta noite especial com clima de “Maçonaria Unida Escoteira do RS”, como o Irmão Honório Sampaio Menezes definiu esta histórica Sessão.