Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
15 de agosto de 2018

Palavra do Grão-Mestre

Estimados Irmãos,

Aproxima-se a hora de escolhermos os nossos novos governantes e parlamentares. Num cenário de muitas incertezas provocadas pelas crises política e econômica, mais do que nunca é preciso uma profunda análise para a melhor tomada de decisão. O voto é a arma que a democracia nos oferece e, através dele, podemos mudar o nosso destino, escolhendo aqueles que melhor nos representam.
Não estamos numa disputa clubística, nem participando de uma festa, embora sempre seja bom “festejarmos o ambiente democrático”. Estamos, sim, diante da definição daquilo que queremos para o nosso país e o nosso estado. Portanto, neste momento em que está se iniciando de fato e de direito a campanha eleitoral, conclamo a todos os irmãos que reflitam sobre as ideias, as propostas e a capacidade de gestão dos candidatos, independente da corrente política a que pertençam. Só assim, analisando e refletindo seriamente conseguiremos votar de forma consciente.
Se o voto é a nossa arma, o voto consciente é ainda mais poderoso. Ele ultrapassa as linhas da emoção, do apenas gostar ou simpatizar com esta ou aquela ideia, com este ou aquele candidato. O voto consciente é pensado! Então, pense bem para não ser levado por ondas de emoções que lá na frente poderão se traduzir em mais crises e dissabores. Disso já estamos cansados! Precisamos de um ambiente seguro e promissor para voltarmos a gerar emprego, renda e transformarmos o Brasil num lugar melhor para se viver.
A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul gostaria muito, inclusive, de poder auxiliar os irmãos que disputarão as eleições deste ano, colocando os seus canais de comunicação à disposição. Porém, a legislação eleitoral é bastante restritiva nesse aspecto e proíbe que personalidades jurídicas (empresas, associações, instituições, entre outros) divulguem os candidatos. Assim sendo, entendemos ser prudente não ultrapassar os limites da lei para evitar transtornos. Alertamos as Lojas que têm site na internet que também não podem fazer divulgações dessa natureza.  
De qualquer forma, manifestamos o nosso mais sincero desejo de que os irmãos tenham êxito em seus pleitos, levando para a política os princípios e valores maçônicos, tão necessários nos dias de hoje.


Norton Valladão Panizzi
Grão-Mestre