Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
28 de fevereiro de 2018

Conference of Grand Masters of Masons in North America

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, e o Grande Secretário de Relações Exteriores, Rony Fernandes Pinto Júnior, estiveram presentes na Conference of Grand Masters of Masons in North America, realizada em Indianápolis, estado de Indiana (EUA), de 17 a 20 de fevereiro. Os representantes da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul atenderam convite do Presidente da Conferência, o Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de New York, M.W. Bro. Jeffrey Williamson, e do Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana - CMI - o PGM da Grande Loja da Bolívia, M.W. Bro. Rudy Barbosa Levy. 
A Conferência é um encontro anual dos Grão-Mestres da América do Norte, que representam cerca de dois milhões de maçons. Grão-Mestres de países de todo o mundo também participam. Trata-se da maior reunião mundial de Grão-Mestres, permitindo aos Grão-Mestres e Grandes Secretários de Relações Exteriores conhecerem-se e aprenderem uns com os outros sobre como tratam as demandas e até os problemas da Fraternidade em suas jurisdições. 
Um dos mais importantes assuntos tratados nestas conferências é a Recomendação para o Reconhecimento de Potências pelas Grandes Lojas Americanas e Canadenses. Realizam-se reuniões da Grande Comissão de Reconhecimento (Commission on Information for Recognition), que, após criteriosa avaliação e análise, delibera sobre todos os pedidos (Commission Report). 
"Temos como exemplo no ano de 2017 o GORGS, que solicitou a Recomendação da Comissão, e teve sua aprovação, o que nos deixou muito felizes", diz Rony Fernandes Pinto Júnior. "Mas é importante ressaltar que isto só ocorreu porque a GLMERGS, em julho de 2016, fez o Reconhecimento e Compartilhamento de Território com o GORGS, que é condição indispensável para que o Committee on Info. Recogniton aprove a Recomendação para que posteriormente as Grandes Lojas Americanas realizem os Reconhecimentos." 
Entre as diversas apresentações realizadas na Conferência pode-se destacar a palestra do Deputy do Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de New York, M.W. Bro. William "Bill" Sardone, referente a "Social Media", tratando dos assuntos maçônicos abordados nas mídias sociais e seus reflexos na sociedade. 
O "grand point" desta Conferência foi o convite da Confederação ao Secretário Executivo da CMI, Irmão Rudy Barbosa, para que fizesse uma explanação sobre a entidade para os Grão-Mestres que participam da Conferência dos Grão-Mestres da América do Norte. A CMI já conta com a Grand Lodge of District of Columbia - Washington - como membro, e a Grande Lodge of State of New York , com pedido formalizado para integrar a CMI. Através da palestra do Irmão Rudy foi possível mostrar o trabalho e os objetivos da nossa Confederação, que é composta por 74 Potências e mais de 350 mil Irmãos. 
Através da presença nestes eventos e destes contatos, a GLMERGS vem tomando um assento importante na Maçonaria Internacional. Hoje nossa Grande Loja é conhecida e reconhecida como uma das Potências que mais trabalha em prol da Instituição Maçônica em nível nacional e internacional.