Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
13 de agosto de 2018

Santiago sedia o 7º Encontro Maçônico

A cidade de Santiago, na Região Central do Rio Grande do Sul, sediou no dia 11 de agosto o 7º Encontro Maçônico, organizado pela Loja Fraternidade e Justiça nº 207, da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no auditório no Centro Cultural de Santiago e, após a recepção e credenciamento dos participantes, o Sereníssimo Grão-Mestre da GLMERGS, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, e o Venerável Mestre da Loja, Irmão Neito Maurício Machado, compuseram a mesa de autoridades para a abertura do 7º Encontro Maçônico.

A primeira palestra coube ao Irmão Jaques Câmara Loss, integrante da Loja Peregrinos da Fraternidade nº 158, de Carazinho, que abordou “Civismo e Maçonaria”. Na oportunidade observou a importância de conhecermos os Símbolos Nacionais e sua correta utilização, destacando as maneiras corretas de conduzir a Bandeira Nacional. Encerrando as atividades da manhã o Grão-Mestre Norton falou sobre a “Maçonaria na Atualidade” e os desafios que a Instituição está passando no Brasil e no Mundo. Ressaltou a importância da Maçonaria como local para realizar mudanças sociais. Após foi servido almoço para todos os participantes e familiares.

O Irmão Sydney Hartz Alves, de Santa Maria, abriu os trabalhos na parte da tarde com a palestra “Entre o Sagrado e o Profano”, relacionando o pensamento de vários filósofos, historiadores e escritores com a Maçonaria, demonstrando que a influência é percebida em muitos aspectos na Ordem. O escritor e pesquisador Irmão Kennyo Ismail, de Brasília, encerrou o 7º Encontro Maçônico com a palestra “Redescobrindo a Maçonaria”, abordou a história da Maçonaria europeia e sua formação, destacou a criação da Grande Loja Unida da Inglaterra e a influência da Maçonaria francesa na Maçonaria da América Latina, em especial a do Brasil.