Grande Loja Maçônica do Estado do RS

28/04/2017

VIGILANTE ONLINE

GLMERGS participa de Assembleia da CMI e recebe homenagem

De 19 a 22 de abril ocorreu em Assunção, capital do Paraguai, a II Assembleia Extraordinária, em comemoração aos 70 anos da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), precedida pela reunião do Conselho Executivo da entidade. O evento foi realizado no Centro de Convenções da CONMEBOL, com a presença de 18 países e 49 delegados. A Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul foi representada pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão, Paulo Roberto Pithan Flores, pelo Grande Secretário de Relações Exteriores, Rony Fernandes Jr., pelo Secretário Executivo, Roberto Matte, pelo ex-Grão-Mestre Rui Stragliotto, e pelo Irmão Edson Roberto Silva da Fontoura. O grupo da GLMERGS foi a maior representação entre todas que compareceram à Assembleia. 
Entre os temas discutidos ao longo da reunião do Conselho Executivo, além de questões administrativas e estratégicas, as relações entre as Potências Maçônicas Confederadas e a confirmação da Grand Lodge of the District of Columbia como integrante da CMI. O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Leonardo Almagro Lemes, foi o convidado de honra da CMI, ministrando a Conferência Magna. 
Nos quatro dias de evento foram realizadas conferências e debates sobre a análise e aprovação da reforma do Estatuto Social; apresentação do documento histórico dos 70 anos da CMI; fundação do Conselho de Past Secretários Executivos da CMI e, por fim, a consagração do templo da Grande Loja do Paraguai. Houve também o lançamento do livro "Por uma Maçonaria Universal: Origens da Confederação Maçônica Interamericana", do Irmão Felipe Santiago Del Solar. 
Das 77 Grandes Lojas e Orientes pertencentes à CMI, 34 participaram do Congresso Mundial Virtual. O Secretário Executivo da CMI, Irmão Rudy Levi, comentou sobre as atividades do período. O destaque da apresentação foi para o número atual de 350 mil obreiros. O Grande Secretário de Relações Exteriores da GLMERGS, Rony Fernandes Jr., auxiliado pelo Secretário Roberto Matte e pelo Irmão responsável pela área de tecnologia da informação da CMI, Rodrigo Zaballa, apresentou as conclusões do Congresso, destacando a necessidade de criação de um novo paradigma com recursos, processos e evolução; construção de redes colaborativas; e evolução de grupos confederados. A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul foi homenageada com uma placa de ouro após apresentação de resultados, conclusões e recomendações do Primeiro Congresso Mundial Virtual.








inove4web