Grande Loja Maçônica do Estado do RS

31/05/2017

VIGILANTE ONLINE

Grande Loja retribui visita de americanos

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul vem conquistando um histórico espaço na Maçonaria internacional, proporcionando benefícios a todos os irmãos da Jurisdição. Dois eventos comprovaram isso recentemente. O primeiro, a celebração dos 70 anos da CMI, onde a GLMERGS foi homenageada, recebendo uma placa. O segundo, no período de 28 de abril a três de maio, com a visita de retribuição à Grande Loja de Nova York. 
O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Paulo Roberto Pithan Flores, e o Grande Secretário das Relações Exteriores, Rony Fernandes Pinto Jr., participaram da 236ª Assembleia Anual da Grande Loja de Nova York (Annual Communication of the Grand Loudge). Além de atender ao convite oficial para participar da Assembleia, a viagem foi uma retribuição à visita do Grão-Mestre da GL de Nova York, Jeffrey Williamson, ao Rio Grande do Sul em setembro do ano passado. "A viagem foi uma bela oportunidade para ampliarmos a visibilidade da Grande Loja no cenário internacional, com encontros e momentos de alta relevância", destaca o Sereníssimo Grão-Mestre. 
Pithan e Rony presenciaram o andamento da Assembleia, oportunidade em que Williamson fez uma referência especial à GLMERGS, dizendo que "na visita ao Rio Grande do Sul vimos um crescimento da Maçonaria". A manifestação ocorreu durante a apresentação das delegações estrangeiras, que incluíram, também, países como Portugal, México, Colômbia, Cuba, entre outros.
O Sereníssimo Grão-Mestre presenteou os irmãos americanos com três réplicas de 20 centímetros do Monumento ao Laçador, explicando que se trata de um dos maiores símbolos gaúchos. Além do Grão-Mestre da Grande Loja de Nova York, foram entregues réplicas ao Past Grand High Priest of Royal Arch International, Edmund Ted Harrison, e ao Grand Master of DeMolay International, William Sardone, que nesse dia nomeado Deputy da Grand Lodge of the New York (equivalente ao Grão-Mestre Adjunto). Sardone, que já havia declarado o Sereníssimo Grão-Mestre como Demolay na visita ao Brasil, desta vez entregou o certificado e a carteira Demolay a Pithan. 
O Sereníssimo Grão-Mestre e o Grande Secretário de Relações Exteriores ainda tiveram encontros com maçons de lojas integradas por brasileiros nos EUA, como a Independence e a Brazilian Lodge, oportunidade em que estreitaram os laços e puderam conhecer um pouco mais da Maçonaria nos Estados Unidos.








inove4web