Grande Loja Maçônica do Estado do RS

10/09/2017

VIGILANTE ONLINE

Práticas do Rito de York no Brasil são adaptadas conforme orientação da Grande Loja de Nova York

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul acaba de receber uma grata notícia, que enaltece o trabalho de todos os irmãos das Lojas que trabalham com o Rito de York.
Na visita ao Estado em setembro do ano passado, o Grão-Mestre da Grande Loja de Nova York, Jeffrey Williamson, e o General Grand Chapter RAM International, Edmund Ted Harrison, participaram de uma sessão na ARLS Thomas Smith Webb nº 257, em Caxias do Sul. Na ocasião, os representantes americanos observaram e aprovaram como o Rito de York era praticado.
Pois agora a Grande Loja de Nova York entendeu que a forma como o Rito vem sendo utilizado no Brasil está mais adequado e obedece o ritual americano. Contudo, o Grão-Mestre da Grande Loja de Nova York, Jeffrey Williamson, e o General Grand Chapter RAM International, Edmund Ted Harrison fizeram algumas observações que gerou um complemento ao nosso Ritual, intitulado Ajustes no Trabalho Ritualístico, o qual foi distribuído a todas as Lojas do Rito de York durante o II Encontro Nacional das Lojas do Rito, que ocorreu em Brasília, em junho do corrente ano. Desta forma as Lojas do Rito cada vez mais se adaptam ao trabalho ritualístico realizado pelas Lojas Americanas. 
Para o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Paulo Roberto Pithan Flores, essa decisão tem um profundo significado, uma vez que coloca "a nossa prática do Rito de York como exemplo, o que nos deixa muito satisfeitos e lisonjeados". O Grão-Mestre lembra que foi uma honraria dupla. "Primeiro a visita inédita ao Rio Grande do Sul, que tivemos a oportunidade de retribuir em maio último, e agora essa notícia sobre o Rito. Isso só confirma que o nosso esforço para estreitar os laços internacionais estava correto e trouxe resultados históricos."
O Grão-Mestre da Grande Loja de Nova Iorque, Jeffrey Williamson, acompanhado de Edmund Ted Harrison, do Grand Master of DeMolay International, William Sardone, e do Secretário-Executivo da Confederação Maçônica Interamericana, Rudy Barbosa Levy, estiveram no Rio Grande do Sul no período de 1º a 5 de setembro do ano passado. 








inove4web