Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
10 de janeiro de 2018

Posse do Grão-Mestre resgata origens da Grande Loja

Um resgate às origens da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. Assim pode ser definida, de forma resumida, a histórica cerimônia de posse do Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, ocorrida no sábado, 6 de janeiro, no Templo da Loja Fraternidade nº 03, em Pelotas. Reunindo centenas de Irmãos de diversos lugares do Brasil e do exterior, a Sessão Magna teve início às 17 horas, cumprindo a ritualística de uma sessão de posse. Assumiram a gestão da GLMERGS 2018-2021 o Sereníssimo Grão-Mestre, o Eminente Grão-Mestre Adjunto, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, o Primeiro Grande Vigilante, Irmão Luiz Fernando Taborda Celestino, o Segundo Grande Vigilante, Irmão Honório Sampaio Menezes, o Grande Secretário, Irmão João Carlos Malheiros Cunha, o Grande Tesoureiro, Irmão Sérgio Renato da Rosa Mendes, o Grande Orador, Irmão Hegel Pereira Britto, e o Grande Secretário de Relações Exteriores, Irmão Rony Fernandes Pinto Júnior.
 
Entre as presenças ilustres estavam o Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia, José A. Crespo Bonadona; o Grande Canciller da Grande Loja da Bolívia, Jaime Aramango; o Grão-Mestre Grande Loja do Uruguai, José Garchitorena; o Grão-Mestre Adjunto Grande Loja do Uruguai, Mário Pera; o Grande Canciller Grande Loja do Uruguai, Oscar Figueredo; o Secretário-Geral Adjunto da CMSB, Francisco Gomes da Silva; o Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Tadeu Pedro Drago; o Grão-Mestre da Grande Loja do Distrito Federal, Cassiano Teixeira de Morais; o Grão-Mestre da Grande Loja de Roraima, Sérgio Cordeiro Santiago; o Grão-Mestre da Grande Loja do Espírito Santo, Walter Alves Noronha; o Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja do Rio de Janeiro, Nelson Lopes Ribeiro; o Grão-Mestre da Grande Loja de Minas Gerais, Geraldo Eustáquio Coelho Freitas; o Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Flávio Rogério Pereira Graff; o Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, Rubens Franz; o Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, Rubens Martins Júnior; o Grão-Mestre Adjunto do Paraguai, Ronald Gonzales; o Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana, Rudy Barbosa Levy; o Secretário Executivo da Grande Loja do Espírito Santo, Lucimeder Costa; o Grande Secretário de Relações Exteriores do Acre, Francisco Higino R. Maia; o Deputy General Grand High Priest of Latin America-Central-South Chapters of Royal Arch Masons International, Odilon Ayala Alegre (Paraguai); e o Presidente da Assembleia Legislativa do Grande Oriente do RS, Patric Arend Luderlitz.

Compromisso e agradecimentos - Logo após a solenidade formal de posse, falaram o Emin. Ex-Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Paulo Roberto Pithan Flores, e o Sereníssimo Grão-Mestre Norton Valladão Panizzi. Pithan destacou o apoio e a dedicação de todos os Irmãos que contribuíram para o êxito da gestão 2015-2018. "A colaboração de tanta gente foi decisiva para que a nossa gestão alcançasse os objetivos traçados", afirmou. Reiterou a importância de todos seguirem dando suas contribuições à nova administração, desejando sucesso a Norton.

Por sua vez, o Grão-Mestre empossado fez um pronunciamento em que resgatou aspectos históricos da Grande Loja, enfatizando a fundação, 90 anos atrás, na cidade de Bagé, definindo Pelotas como sede e tendo o primeiro Grão-Mestre, Manoel Serafim Gomes de Freitas, saído da Loja Fraternidade. Afirmou que a expressiva votação recebida (quase 85% dos votos válidos) não significa acomodação e, sim, uma responsabilidade ainda maior. "Reafirmamos o compromisso assumido na campanha eleitoral de intensificar a aproximação das Lojas com a administração da Grande Loja e elas entre si, fortalecendo nossas relações, nos conhecendo mais e, principalmente, divulgando as melhores ações, projetos e iniciativas das jurisdicionadas." Destacou, ainda, a convicção de que a Grande Loja só será forte se todas as suas células forem fortes, "da mesma maneira que se mede a força de uma corrente pelo seu elo mais fraco. Assim como acreditamos desde sempre que a razão de ser da Ordem são as Lojas, a elas, portanto, toda nossa atenção e cuidados". Encerrou o pronunciamento dizendo que muito já foi feito, mas ainda há bastante trabalho, citando Antoine de Saint-Exupéry: "Se você quer construir um barco, não junte pessoas para coletar madeira e distribuir tarefas, antes ensine-as a desejar a imensidão infinita do oceano."

Homenagem - A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul é a mãe da Grande Loja de Santa Catarina. Desde a sua fundação a GLMERGS tinha Lojas catarinenses filiadas. Em 1956, a Grande Loja do RS concedeu a Carta Constitutiva, criando a Grande Loja de SC. Na cerimônia de posse, o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Respeitabilíssimo Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, protagonizou um dos momentos mais emocionantes, apresentando um belo vídeo com a trajetória histórica do relacionamento entre as duas Instituições, reforçando a sólida amizade.

A emoção ganhou ainda mais força quando o Sereníssimo Grão-Mestre Norton fez referência à presença de seu pai, Laerte Flores Panizzi, Mestre Instalado da Loja Duque de Caxias nº 21, filiada à Grande Loja de Santa Catarina, tendo recebido calorosos aplausos de todos os Irmãos presentes.