Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
25 de março de 2024

Loja Cidade de Porto Alegre celebra 72 anos de fundação 

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul prestigiou a Sessão Magna de aniversário de 252 anos de Porto Alegre e de 72 anos da Cinq∴Ben∴ Aug∴ e Resp∴ Loja Simb∴ Cidade de Porto Alegre Nº 47, realizada na sexta-feira, dia 22 de março. O 1º Grande Vigilante, Irmão Marcelo Rosa, o Grande Orador, Irmão José Onofre Saikoski Cunha, e o Grande Hospitaleiro, Irmão Miguel Barbosa Dias, representaram o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão João batista de Carvalho Silveira. A Sessão também contou com as ilustres presenças do Secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, representando o prefeito Sebastião Melo, e do Venerável Mestre da Augusta Respeitável e Excelsa Loja Simbólica dos Alquimistas, vinculada ao GORGS. 

Em seu discurso, além das saudações de ofício, o Irmão Marcelo Rosa ressaltou a qualidade de vida na capital dos gaúchos e destacou alguns dos reconhecimentos internacionais já recebidos pela cidade. Foi acompanhado na abordagem pelo Secretário André Machado, que também assinalou as dificuldades de gestão de uma cidade de tal magnitude e a necessidade da busca permanente por melhorias nas políticas e estruturas públicas. Ambos convergiram sobre a importância da sinergia de instituições como a Maçonaria e as estruturas de governo no sentido da qualificação contínua da sociedade e seus mecanismos de funcionamento. 

Em uma noite com o Templo Sabedoria repleto de Irmãos e convidados, o Venerável Mestre da Loja Cidade de Porto Alegre, Irmão Alexandre Teiga, também agraciou Irmãos da Loja com comendas, destacando-se a de 30 anos de atividade maçônica ao Irmão Jairo Rodrigues do Nascimento, 10 anos aos Irmãos Elson Sempé Pedroso, José Luiz Souza Pontes e Ricardo Marengo Rodrigues, além da Comenda Lauro Stürm, concedida ao Irmão Carlos Alencar Berton.