Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
04 de julho de 2018

Rocha Negra nº 1 comemora 145 anos

Na noite de segunda-feira, 2 de julho, o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, esteve na Sessão Comemorativa ao 145° aniversário da Fundadora Centenária Benemérita e Grande Benemérita Augusta e Respeitável Loja Simbólica Rocha Negra n° 1. Na ocasião o Respeitável Irmão, Rui Sílvio Stragliotto, Eminente Ex-Grão-Mestre, apresentou um magnífico trabalho sobre a história da abolicionista, educadora e legendária Loja Rocha Negra, enaltecendo seus feitos históricos ao longo do tempo. O Sereníssimo Grão-Mestre entregou uma placa como homenagem da Grande Loja e das Lojas Caridade Santanense n° 2, Eureka n° 27 e Urbano Del'Omo n° 133. 
Após a sessão e com a presença de autoridades públicas, cunhadas e convidados, houve o descerramento do busto do Marechal Deodoro da Fonseca, herói da Pátria, iniciado na Loja Rocha Negra. O Venerável Irmão João Albert Nunes, idealizador da confecção do busto, manifestou o seu intento em homenagear Deodoro da Fonseca, assim como o Venerável Irmão Adair Macedo Rodrigues leu trecho da ata de iniciação de Deodoro, discorrendo sobre seus feitos heróicos, seus valores e sua honra, traçando um paralelo com a atualidade. Após foi servido jantar no Salão Praxedes da Silva Santos. 
Estiveram presentes os Veneráveis Mestres das Lojas Caridade Santanense nº 2, Maurício Rodrigues Simões Pires, da Urbano Del'Olmo nº 133, João Fabiano da Costa Brito, da Praxedes da Silva Santos n° 256, Rodrigo Alessio Longhi, da Loja Maçônica de Estudos e Pesquisas Sabedoria n° 263, Antônio Carlos Ventorini Dotto, bem como a representação das Lojas Eureka n° 27,  Franklin Roosevelt n° 40 e Monte Horeb n° 505, jurisdicionada ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul. 
Acompanharam o Sereníssimo Grão-Mestre os Respeitáveis Irmãos, Luiz Taborda Celestino, 1° Grande Vigilante, Arthur Phillyp de Lima Brito, 2° Grande Diácono, Moacir Jesus Nascimento Guazina, Grande Mestre de Harmonia, e o Assessor para a Região, Edes Cavalheiro.