Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
13 de janeiro de 2015

Discurso de Posse do Grão-Mestre Paulo Roberto Pithan Flores

"Recebei todos, inicialmente, o meu sincero, leal e fraterno abraço, por prestigiarem esta solenidade que certamente será lembrada pelos filhos de nossos filhos; e, ao depois, pela profunda gratidão que tem a Maçonaria Universal para com a sociedade, onde exerce o seu mister de construir homens que pela coragem, pela determinação e pela perseverança, sejam capazes de liderá-la no caminho da paz, da concórdia e da harmonia.

Jamais em toda a história do Brasil, a desilusão foi tão intensa como a que estamos vivendo atualmente. A decepção gerada pela corrupção, pela ganância desmedida, aliada a desonestidade incomparável na gestão da coisa pública, veio abaixo como um castelo de areia, e parece que já não há mais reduto algum onde se possa dizer que a honra e a dignidade encontrarão proteção.

Quando a Presidente da República, quase às vésperas de sua recondução a mais alta magistratura, declarou à nação que, elaborada a lista de nomes para compor seu ministério, iria consultar o Ministério Público Federal para ter a certeza de que nenhum dos nomes de seu rol estivesse envolvido em escândalos de corrupção, é porque já não há o que escolher sem medo de errar. É a suprema degradação da honra e da dignidade, da moral e dos costumes.

As lideranças, aquelas que se revestem das funções dos Poderes de Estado, devem ter a consciência de que representam aqueles que os sufragaram, e não a si mesmos. Por eles devem pensar e agir, assim como em qualquer função - preconiza a Maçonaria -, suas ambições pessoais devem circunscrever-se aos limites do interesse das instituições ou dos seus representados.

Por isso, humanizar o homem é um dos papéis da Maçonaria. Isto é, fazer com que respeite a si mesmo, pois aquele que a si mesmo não respeita, não pode dar aquilo que não tem.

A desumanização das nações tem produzido holocaustos. A história é testemunha disso.

Quando governantes perdem a vergonha, governados perdem o respeito. Essa relação é uma via de dupla mão. O respeito é coisa que a gente mesmo se dá, não se ganha de ninguém. É preciso DAR para RECEBER.

A Maçonaria quer despertar no meio da sociedade, uma grande reflexão. - E, grandes reflexões têm produzido belas metamorfoses. - Pois, é pela transformação do homem; pela sua reconstrução; pelo seu crescimento, que alcançará a consciência de si mesmo. É preciso saber de onde vem, para onde vai e qual a sua missão. Afinal, por que existe? - Só então estará apto a instaurar o seu ideal de vida, a hierarquia das importâncias.

Vede, senhoras e senhores, a sublimidade que encerra esse permanente desafio de nos vencermos a nós mesmos em nossas emoções, em nossas paixões e em nossos desejos que são todos pessoais, para proclamarmos no topo da hierarquia de nossas importâncias, o interesse do bem comum.

É claro que isto exige de cada Maçom a dedicação e o zelo aos princípios de severa moral, que se consolida pelo recíproco estímulo na prática das virtudes que enobrecem o SER, e que acabam quando tangem o interesse pessoal.

É só pela formação de seres que sirvam de paradigma no meio social em que gravitam que se há de instaurar um nova mentalidade: a de que ser honesto não é uma vantagem; é um dever elementar. Que o erro é que merece censura e não a retidão ser festejada.

E, apesar do momento ser de alto risco, ele nos aponta oportunidades, porque alertou a sociedade brasileira a assumir seu papel perante os destinos do País.

É preciso conhecer o momento presente, ter consciência da realidade dos nossos dias, para que possamos estabelecer o que nos convém para o futuro.

A Maçonaria é um formidável e inesgotável berçário de lideranças. Por sua vocação investe no homem; na formação do seu caráter, com base nos sãos princípios da ética e da moralidade; na sua capacidade reflexiva; no discernimento de sua razão.

Líderes e estadistas é o que esta admirável instituição aspira que surjam no seu seio. Homens aos quais, segundo Nicola Aslam, "se possa sem nenhum risco ou temor, entregar o leme do comando desta sofrida humanidade, que a passos largos caminha para um impasse pela falta de líderes com letras maiúsculas. Aqueles cuja envergadura se mede da cabeça para cima".

É na construção desses homens que a Maçonaria investe. "Homens de verdade é o que precisamos inaugurar" dizia Ulisses Guimarães. Portanto, não é de monumentos e de palácios em cuja construção nossos Irmãos se ocupavam na antiguidade, mas, na elaboração de um novo líder, de caráter sadio. - Limpo no proceder e puro nos seus propósitos. - A maçonaria não precisa de homens de sucesso: ela precisa de homens grandes. Não é a universidade, hoje dominada por abomináveis propósitos ideológicos, que os produzirá. Não é na mente desse novo líder que se imprimirão esses princípios e valores. É na alma, no espírito destes SERES, que se há de instaurar essa nova realidade.

Pode parecer estranho, e paradoxal até, que uma instituição que quer fazer de seus adeptos PENSADORES, não lhes diga o que pensar. Mas é pelo respeito à liberdade de cada um que não o faz. É limitando-se ao balizamento dos seus princípios e valores, que são o direito, a justiça e a verdade, que presta sua homenagem ao livre arbítrio. É a partir destes princípios que o livre pensador construirá o seu próprio caráter, tornando-se um paradigma, pelo respeito que a si mesmo se der.

Não podemos nem devemos tampouco nos omitir, num momento tão importante e carregado de símbolos nacionais em que todos devemos trabalhar para construir uma sociedade mais fraterna, mais solidária e mais igualitária, em que todos estejam convictos de que precisamos buscar um novo ciclo virtuoso: "POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE, ACABA POR SER ESCRAVO", diz sabiamente o hino Rio-grandense.

Para atingirmos este patamar, é urgente recuperar o papel do líder, que começa com o resgate da ética provocando o despertar de toda uma nação pelo exercício da consciência.

A crise que hoje vive a Nação, devemos todos nós cidadãos responsáveis, compartilhá-la para vencê-la. - É problema de cada um de nós. - E vencê-la, é tarefa para SERES inteligentes, probos, corajosos e determinados, capazes de enfrentá-la de frente e sem rodeios, pois "A ADAPTAÇÃO É A FORÇA DOS FRACOS".

Perdoem todos, por haver no momento desta celebração, incursionado pelo caminho da reflexão, quando a expectativa dos meus irmãos e de todos vós fosse, talvez, conhecer os caminhos que a nova administração de nossa Grande Loja há de percorrer nos próximos três anos.

Quero de pronto reiterar aqui o que afirmei no decorrer da caminhada sucessória: "os caminhos, os haveremos de percorrer juntos", porque fiéis ao nosso lema de que "JUNTOS VAMOS RETOMAR A CAMINHADA".

Nossas intenções de caráter administrativo as conheceis, e as sufragastes no processo sucessório.

A partir de hoje nossa meta é empregarmos todas as nossas energias para a realização dos objetivos que juntos estabelecemos para nossa Instituição. Teremos três anos de intensa dedicação. REPITO, TRÊS ANOS. Pois que a renovação contínua no comando de nossa Grande Loja é a nova mentalidade que se consolidou desde 2006. Até aqui acreditastes em nossas palavras, pois elas traduziram o nosso projeto. Mas, para chegar ao coração de cada um de vós serão necessárias as obras. - Nelas é que a partir de agora estaremos empenhando nossa total dedicação, com o máximo de nossas possibilidades.

Dedicaremos à Maçonaria Universal em geral, e à nossa muito respeitável Grande Loja, em particular, o melhor de nossa capacidade e com toda a energia de que dispomos.

Queremos uma maçonaria unida e fraterna, em que as três obediências tradicionais da Maçonaria Brasileira possam conviver harmonicamente. Uma maçonaria alegre, porque para ser séria deve ser alegre. O convívio deve ser fraterno para ser verdadeiro. Precisamos sentir falta uns dos outros. DEVEMOS ESTAR JUNTOS.

E ninguém, em hipótese alguma e a pretexto algum, conseguirá separar o que o sincero amor fraternal uniu.

A Maçonaria é feita de sentimentos, e Fernando Pessoa muito bem definiu em um dos seus consagrados versos ao dizer que: "aquilo que o amor une, nem a morte separa".

O papel, pode até definir, mas jamais SUBSTITUIRÁ SENTIMENTOS. O amor fraternal é tão sublime, que só aquele que o sente é capaz de definí-lo.

Em uma instituição que embora alicerçada em remota tradição é progressista, e se auto define como tal, as convenções vão paulatina e progressivamente se adequando a novas realidades, em um mundo que em vertiginosa velocidade vem se transformando. É normal que nesta celeridade, em que a modernidade acaba envolvendo a nova sociedade, é para alguns difícil abandonar carimbos e protocolos de antanho.

Respeitemo-los, assim como respeitamos quem ainda se especializa em DATILOGRAFIA e CALIGRAFIA, etc. Mas, o mundo é outro. A realidade é outra, embora o sentimento fraterno seja o mesmo. E é por isto que devemos preservá-lo; porém, dentro da moderna e evoluída realidade de relações e de comunicações.

Todos sabemos dos objetivos de nossa Sublime Instituição, e sabemos de suas expectativas em relação aos Maçons. Nela estão aqueles que a amam e respeitam. São maçons só aqueles que esposam seus valores. Nela não há espaço para separatismos. Em incomparável e virtuosa manifestação, Abraham Lincoln disse certa vez: "AMA O TEU VIZINHO, MAS NÃO DERRUBA TUA CERCA. ELA É O LIMITE DO RESPEITO".

É assim que a maçonaria brasileira deve conviver: RESPEITOSA E AMAVELMENTE. - SEM RESERVAS DE QUALQUER ESPÉCIE, porque ninguém será maior ou menor do que sua própria sombra.

Governador Sartori, ao longo de sua vida pública, e a conhecemos muito bem, tens nos demonstrado que é possível exercer as funções políticas sem descuidar do convívio e das obrigações maçônicas. E sua presença nesta solenidade, há apenas uma semana de sua posse, é a prova do seu respeito e dedicação à nossa Sublime Instituição.

Conte com seus Irmãos em tudo que for do interesse do Rio Grande. Seu sucesso no comando do nosso Estado, é assegurado àqueles que como nós, não se contentam com o mínimo necessário, porque estão sempre em busca do máximo possível. Que Deus, o Grande Arquiteto do Universo lhe guie os passos no Governo do Rio Grande, e proteja o Brasil!

Seremos lembrados no futuro pelas obras que formos capazes de realizar, porém, sem jamais olvidar àqueles que foram determinantes na caminhada do processo sucessório que nos conduziu até aqui. Por isso manifesto minha gratidão às Lojas, aos Irmãos e a todos quantos direta ou indiretamente se envolveram neste projeto, pois deles é o mérito do resultado que obtivemos.

Com votos de um próspero 2015, vos confio à guarda e proteção do Grande Arquiteto do Universo, pedindo-Lhe que dê à sociedade brasileira o discernimento necessário à construção da Paz e da Felicidade.

Muito obrigado a todos!"

 

PAULO ROBERTO PITHAN FLORES
Grão-Mestre