Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
25 de maio de 2015

Fundação Maçônica Educacional e Comando Militar do Sul realizam palestra sobre suas atividades

A Fundação Maçônica Educacional (FME) e o Museu Militar do Comando Militar do Sul (CMS), realizaram palestra sobre suas atividades, no último dia 25, com visita orientada nas dependências do Museu.
Durante a programação, às 20h, o presidente da FME, Nivaldo Brum, falou sobre as atividades que contribuem para a formação e qualificação profissional, em especial, aos jovens em situação de vulnerabilidade social.
O presidente reiterou que o Projeto Juventude Assistida é o carro chefe das ações de inclusão. Trata-se de uma ferramenta de interação com os jovens, estimulando o acesso ao teatro, palestras, shows, competições esportivas e concursos de redação. "Resgate da cidadania é nosso maior ouro", contando com a fundamental cooperação e ajuda da GRANDE LOJA e apoio do Grão-Mestrado.
A FME conta, atualmente, com seis projetos sociais, que contribuem tanto para a juventude, como para a população carcerária, onde oferece cursos de qualificação para o mercado de trabalho, após cumprimento de pena.

Em sua fala, o general da Brigada, Luciano José Penna, Chefe do Estado Maior do Comando do Sul, explicou as funções e atividades do Comando Militar do Sul. Com experiência em operações em favelas, o militar destacou o importante trabalho desenvolvido pela FME, que trata do problema na origem, quando oferece ferramentas de inserção social. "O importante é atuar na base para prevenir nossos jovens das mazelas sociais", referenciou o general.

História

A incursão ao museu foi coordenada pelo 2º sargento, Ianko Bett, doutor em história. Para ele, a essência da intenção da exposição é bem a que expressa as Cartas do Tenente Solon " O sentimento do combatente que vai para fora e não volta". Trata-se de uma exposição muito contagiante ao público. Envolve áudio de combates, áudio de música, vídeos, filmes tudo com explicação detalhada sobre cada item. "A intenção é o visitante entrar num estado e sair noutro. Tem um teor bem introspectivo", disse.
O acervo que conta a história do Exército Brasileiro, conta também com carros de combate, viaturas, canhões, uniformes, equipamentos, condecorações e honrarias, fotografias e documentos. Está localizado na Rua dos Andradas, 630, em Porto Alegre.
Participaram do evento, o diretor do Museu, Coronel Manoel Ricardo Santos Barros, a coordenadora pedagógica da FME, Rita Salaberry, demais integrantes da FME e CMS.

Matéria: Jornalista e Comunicador Social Leonardo Redaelli
Fotos: Rita Salaberry