Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
16 de novembro de 2022

ACADESUL encerra o VII Seminário Acadêmico Fronteiras do Pensamento Maçônico

No dia 8 de novembro a Academia Maçônica de Letras Sul Rio Grandense - ACADESUL - completou o programa do VII SAFPM - Seminário Acadêmico Fronteiras do Pensamento Maçônico, com quatro palestras. Na abertura o Confrade Presidente, Irmão Benno Becker Junior, saudou o Eminente Grão-Mestre Adjunto, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira, palestrante inicial da sessão, o Vice-Presidente da ACADESUL e Grande Orador da GLMERGS, Irmão Celomar Walter Schwalm, o Presidente da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul, AMLERS, Irmão Luiz Fachin, os demais palestrantes acadêmicos Pedro Gabril Kenne da Silva, Vilmar Mário Rohde e Miguel Alexandre Viana Lopes, bem como os participantes.

As palestras apresentadas foram:

* Eminente Grão-Mestre Adjunto, Irmão João Batista de Carvalho Silveira - "Elementos para a Compreensão do Ser"

* Acadêmico Pedro Gabril Kenne da Silva - "A Maçonaria na Revolução Americana"

* Acadêmico Vilmar Mario Rohde - " Virtudes"

* Acadêmico Secretário Miguel Alexandre Viana Lopes - " O Silêncio e Suas Nuances"

Após os elogios dos assistentes e considerações dos expositores, o Eminente Presidente da AMLERS, Irmão Luiz Fachin, agradeceu o convite do Presidente da Acadesul, Irmão Benno Becker Júnior, para participar da sessão, fazendo alguns comentários sobre "Virtudes", do Acadêmico Irmão Vilmar Rohde. Esse agradeceu a gentileza do comentário e ressaltou o trabalho do Irmão Miguel Viana Lopes sobre o "Silêncio". 

Como não foram apresentadas questões sobre os temas, o Presidente fez uma análise psicológica dos assuntos. No trabalho do Confrade João Batista, sobre "Compreender o Ser", referiu que é a parte mais fácil, pois fazemos isso olhando para fora de si mesmo. A parte mais valiosa, referida pelo autor, conhecer a si mesmo, é necessário olhar para dentro, tarefa muito difícil porque fomos treinados, desde o nascimento a olhar para fora. O tema do Confrade Gabril, sobre "Revolução", espelha o momento atual de conflito, raiva, agressão e violência da humanidade. O tema do Confrade Rohde, "Virtudes", mostra, também, a dificuldade do maçom de aperfeiçoamento, sem o qual não podemos atingir a grande meta de nossa Ordem que é "aperfeiçoar a humanidade".

Ao final o Confrade Presidente, Irmão Benno Becker Júnior, agradeceu ao Grão-Mestre Adjunto, ao Vice-Presidente da ACADESUL, ao Eminente Presidente da AMLERS, aos acadêmicos palestrantes, aos membros da ACADESUL e aos irmãos participantes do VII SAFPM. Também convidou a todos para participarem virtualmente no próximo dia 22 de novembro, às 19h30min, da II Feira do Livro Maçônico, que constará, além de visualização de livros lançados e em finalização, o Seminário com os seus autores.