Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
07 de outubro de 2021

Acadesul realiza o VI Seminário Acadêmico Fronteiras do Pensamento Maçônico

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, inaugurou o VI Seminário Acadêmico Fronteiras do Pensamento Maçônico, realizado virtualmente pela Academia Maçônica de Letras Sul Rio-Grandense – ACADESUL, em sua primeira etapa, no dia 5 de outubro, às 19h30min, com participação de 13 Lojas e 41 irmãos. Também estava presente o Eminente ex-Grão Mestre, Irmão Ruy Sílvio Straglioto. O evento teve a coordenação do Confrade Presidente, irmão Benno Becker Júnior.

O programa constou de quatro palestras, com duração de 20 minutos cada, abordando os seguintes temas:

* Confrade Pedro Gabril Kenne da Silva, Cadeira nº 25 -  A Maçonaria no século das revoluções

* Confrade Ailton Pinto de Trindade Branco, Cadeira nº 07 - O Rito Schroeder, entre a Ética e a Metafísica

* Confrade Nelson André Hofer de Carvalho, Cadeira nº 11 – Deus Maçônico

* Confrade Halley Marques Júnior, Cadeira nº 19 - Tolerância na Maçonaria

O vice-presidente da ACADESUL e Grande Orador da GLMERGS, irmão Celomar Walter Schwalm, coordenou as questões oriundas das palestras.

O Confrade Presidente agradeceu o apoio do Sereníssimo Grão-Mestre, que, mesmo estando em missão no Oriente de Bagé, fez a abertura do Seminário, os Confrades expositores pelo nível dos trabalhos e as lojas presentes. Convidou a todos para a etapa final do VI SAFPM no dia 9 de novembro de 2021, virtualmente. Passou, a seguir, a palavra ao Grande Orador da GLMERGS para, em nome do Sereníssimo Grâo-Mestre, encerrar o evento. O irmão Celomar salientou o alto nível das apresentações dos Confrades, agradeceu a presença dos membros da ACADESUL, dos representantes das treze lojas, entre elas a Luz del Cerro, do Uruguai, e Luz e Caridade (GOB-MG), e  fez o encerramento do VI SAFPM em sua primeira etapa.