Assembleia Geral Ordinária aprova orçamento para 2027
A 176ª Assembleia Geral Ordinária da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, realizada em Pelotas, dia 17 de outubro, tratou de vários temas de interesse da Jurisdição, além daqueles que obrigatoriamente estão na pauta. Estavam presentes Irmãos de 182 Lojas.
Entre os temas ordinários, houve a aprovação unânime do orçamento da GLMERGS para 2027; apresentação das normas para formação de chapa e eleição dos novos Veneráveis Mestres; apresentação e reforço para os Irmãos utilizarem o app da Grande Loja, por onde passam todas as informações de interesse da Jurisdição; e apresentação da Grade Secretaria das Relações Exteriores.
Também foram aprovados todos o Decretos, Atos, Resoluções e demais normas legislativas expedidas pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira.
Na Voz das Lojas, a Loja Fraternidade e Justiça Nº 207, agradeceu a solidariedade dos Irmãos e da Administração da GLMERGS em função do temporal que se abateu sobre o município de Santiago, no dia 26 de setembro. Foram pauta, ainda, da 176ª AGO apresentações sobre as Filhas de Jó, o DTG M∴A∴L∴A.∴ de Garupa, o Fundo de Apoio às Lojas e as teses sugeridas pelas Lojas.
Nas atividades finais foram entregues pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira, as Cartas Constitutivas das Lojas Irmão Edgar Panozzo Nº 292, Oriente de Canoas; União e Concórdia Nº 303, Oriente de Cachoeirinha; Legendários do Oriente Nº 305, Oriente de Porto Alegre; Silêncio e Virtude Nº 306, Oriente de Cachoeira do Sul; Colunas de Águas Claras Nº 307, Oriente de Viamão; Taberna Coração do Rio Grande Nº 309, Oriente de Santa Maria; e Jorge Raul Lago Simões Nº 310, Oriente de Porto Alegre.
A Loja Philantropia do Sul Nº 226 candidatou-se e foi aprovada a realização da 178ª AGO, em outubro de 2027, no Oriente de Rio Grande.
No encerramento o Sereníssimo Grão-Mestre ressaltou que essa era a última AGO de sua gestão, dizendo que a palavra que fica é gratidão. “Agradeço à Loja anfitriã e a todos os Irmãos que dedicaram seus melhores esforços para nos receber; à Grande Secretaria e aos nossos colaboradores, pelo empenho e pela dedicação; às Lojas que estiveram conosco nesta manhã, cumprindo seu dever maçônico e constitucional; e, por fim, mas com igual reconhecimento, aos Irmãos que integram a Grande Administração, pela parceria e pelo compromisso ao longo destes três anos.”
O Grão-Mestre destacou os resultados obtidos nos três anos de gestão e o papel do líder. “A união se transforma em trabalho, trabalho se traduz em resultados e resultados deixam um legado. O papel de um líder é formar novos líderes. Afinal, a verdadeira medida de uma liderança não está no tempo em que alguém permanece à frente de uma instituição, mas na capacidade de prepará-la para continuar avançando quando chegar a hora de passar o bastão.”
O Sereníssimo salientou, ainda: “Ao longo desse processo, procuramos respeitar a liberdade de escolha dos Irmãos e preservar a isenção que se espera de uma liderança institucional, mormente de uma liderança maçônica. Entendemos que o processo eleitoral pertence à jurisdição, e que a responsabilidade de quem exerce um cargo de liderança é assegurar que essa escolha se desenvolva com respeito, equilíbrio e liberdade. Essa postura também decorre de um princípio que considero fundamental na vida maçônica e na vida pública: “Quem defende o erro por conveniência, perde o direito à verdade.” Essa frase nos convida a uma reflexão que vai além das circunstâncias ou das pessoas. Significa que não podemos permitir que interesses pessoais, conveniências ou compromissos circunstanciais nos levem a justificar aquilo que nossa consciência reconhece como errado.”
Em sua fala, o Grão-Mestre observou que “a eleição do Respeitabilíssimo Irmão Inacio Nicchetti de Campos para Grão-Mestre e do Irmão Marcelo Lopes Rosa para Grão-Mestre Adjunto representa a confiança depositada pelos Irmãos em seus nomes e na missão que agora lhes é confiada. A eles, desejo sabedoria, serenidade e pleno êxito. Que possam preservar as conquistas alcançadas, fortalecer aquilo que demonstrou bons resultados e, sobretudo, encontrar espaço para novas ideias, novas realizações e novos avanços”.
Finalizando, destacou que “o que construímos juntos não pertence a uma pessoa, a uma administração ou a um mandato. Pertence à nossa jurisdição e, sobretudo, aos Irmãos que continuarão a escrever essa história. Da minha parte, levo a gratidão por tudo o que realizamos, o respeito por cada Irmão que caminhou conosco e a tranquilidade de quem compreende que liderar também é saber preparar o futuro e reconhecer o momento de seguir adiante. Porque o verdadeiro legado de uma liderança não está em tornar-se insubstituível, mas em deixar uma instituição mais forte, mais unida e mais preparada para continuar avançando”.
A AGO encerrou-se por volta das 12h30min, quando foi servido almoço aos Irmãos presentes.