Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
11 de janeiro de 2023

Assessoria Regional realiza capacitação sobre o sistema da Grande Loja

Veneráveis Mestres, Vigilantes, Tesoureiros, Secretários e Chanceleres das Lojas integrantes da Regional Porto Alegre 1, participaram nesta terça-feira, 10 de janeiro, de uma capacitação sobre o sistema da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. A reunião ocorreu no auditório da GLMERGS, com transmissão ao vivo para quem quisesse participar de forma on-line.

Mais de 80 Irmãos estavam reunidos, inclusive com a participação das Lojas Imperfectum Nº 290, Chama da União Nº 291, Irmão Edgar Panozzo Nº 292, Alpha 33 Nº 295 e Cruzeiro do Sul V Nº 233, pertencentes a outras Regionais, mas que foram convidadas. No encontro foi feita apresentação das funcionalidades do Sistema Grande Loja pelo Secretário Executivo, Irmão Sérgio Silveira, auxiliado pelos Irmãos Sílvio Adelar Martins Nievinski e Lucas Rossi Queiroz, que trabalham na Grande Secretaria, demonstrando os processos e etapas de acessos.
A abertura do evento se deu pelo Grande Secretário, Irmão João Carlos Malheiros Cunha, representando o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier. Malheiros parabenizou a iniciativa e ampla participação das Lojas da Regional, ressaltou a importância da capacitação e conhecimento das ferramentas disponibilizadas para o trabalho dos Oficiais das Lojas, facilitando as rotinas e desburocratizando os processos. Colocou a Grande Secretaria à disposição dos Irmãos e conclamou para que estejam presentes no jantar-baile alusivo aos 95 anos da Grande Loja, no próximo dia 14 de janeiro.
Em seguida, o Assessor Regional Porto Alegre 1, Irmão Fernando Antônio Moretto, destacou a iniciativa de organizar tal evento, em razão de reiterados contatos, especialmente de Irmãos Secretários, cujas demandas eram idênticas, e se visualizou a necessidade de um trabalho conjunto, especialmente pela ampla maioria dos Secretários serem novos no cargo e não terem utilizado a ferramenta eletrônica anteriormente. Alertou, ainda, para a importância de ser revisto o cadastro de cada Irmão no sistema, no que se refere a fotografia, telefone, e-mail e especialmente o formulário do DAM, se está devidamente preenchido e se o(a) beneficiário(a) não é pessoa falecida ou ex-esposa ou alguém menor de idade.

O Irmão Moretto explicou que no passado todos os trâmites de Secretaria eram feitos por papel e presencial, mas agora praticamente todos os processos são virtuais, dando agilidade, especialmente para as Lojas que se reúnem fora do Palácio Maçônico. Isso dispensa deslocamentos até a Grande Loja para retiradas e entregas de documentos, por exemplo. Finalizou colocando-se à disposição, mesmo após a capacitação, de todos os Irmãos para tirar dúvidas e intermediar assuntos inerentes das Lojas com a Grande Loja.