Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
11 de novembro de 2020

Cinco trabalhos são apresentados no V Seminário Fronteiras do Pensamento Maçônico

No dia três de novembro a Academia Maçônica de Letras Sul Rio Grandense - Acadesul - realizou, virtualmente, a segunda etapa do V Seminário Acadêmico Fronteiras do Pensamento Maçônico. O evento, que ocorria anualmente somente para acadêmicos maçons, foi aberto para irmãos com graus de mestre e acima.

O presidente da Acadesul, Irmão Benno Becker Júnior, saudou as autoridades, expositores e participantes, informando detalhes de procedimentos durante o Seminário. A seguir, convidou o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, que é membro da Acadesul, para a abertura do evento.

Após a invocação inicial pelo Grande Orador, Acadêmico Horácio Acácio Augusto, cinco trabalhos foram apresentados, cada um com duração de 15 minutos. Os temas e autores foram os seguintes:

* Acadêmico Ailton Pinto de Trindade Branco (Cadeira 07)  - A alegoria da Caverna

* Acadêmico Nelson André Hofer de Carvalho (Cadeira 11) - A Evasão Invisível

* Acadêmico Flávio Carpes Moraes (Cadeira 05) - Reflexões sobre a Ordem

* Acadêmico Celomar Walter Schwalm (Cadeira 01) - Liderança, Gestão e Educação Corporativa na Maçonaria

* Acadêmico Benno Becker Júnior (Cadeira 27) - Ética, Moral e a Maçonaria

Ao final das exposições o vice-presidente da Acadesul, Irmão Celomar Walter Schwalm, coordenou as questões aos expositores.

Entre os participantes estiveram presentes, além do Sereníssimo Grão-Mestre, o Sereníssimo Grão-Mestre eleito, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, o Past Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Ruy Silvio Straglioto, o 1° Grande Vigilante, Respeitável Irmão Luiz Fernando Celestino, o 2° Grande Vigilante, Respeitável Irmão Honório Sampaio Menezes, o Grande Orador, Respeitavel Irmão Celomar Walter Schwalm, o Past Presidente da Acadesul, Irmão Valdemar Fagundes Borges, e o Acadêmico Hamilton Rodrigues Ruivo, um dos fundadores da Acadesul.

O Grão-Mestre eleito da GLMERGS, Irmão Tadeu Gomes Xavier, a convite do Grão-Mestre Norton Valladão Panizzi, fez o encerramento do evento.

Após, o Grande Orador da Acadesul, Acadêmico Horácio Acácio Augusto, realizou a invocação final.