Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
23 de agosto de 2021

DAC realiza o IX Seminário Fronteiras do Pensamento Maçônico de Mestres Maçons

O Grande 1° Vigilante, Respeitável Irmão Rodrigo Isolan, inaugurou o IX Seminário Fronteiras do Pensamento Maçônico - Grau de Mestre Maçom, realizado virtualmente pelo DAC/GLMERGS no dia 20 de agosto, com mais de 70 participantes. A sede foi a Loja Phoenix Nº 70, dirigida pelo Venerável Mestre, Irmão Rogério Renan Toledo, com a Comissão Científica dos MM.II., Irmãos Luiz Fernando Taborda Celestino, Ubirajara Lino Cardoso e Rogerio Miranda Pagnoncelli. O evento teve a coordenação do M.I. Irmão Benno Becker Júnior, presidente do DAC. Os expositores tiveram doze minutos cada um para apresentar seus temas.

1. M.I.  Roberto Matte -   C.B.A.R.L.S. Atlântida Nº 15 - Tornar feliz a humanidade - Por onde começar?.

2. M.M. Tanir Pereira Tavares  - C.B.A.R.L.S. Electra Nº 21 - A Acácia.

3. M.M. Fabrício Frizzo Pgnossim - C.B.A.R.L.S. Cidade de Porto Alegre Nº 47 - O fogo das velas e as condições do espaço sagrado.

4. M.I.  Cláudio Nuncio - C.B.A.R.L.S. Frederico II, N°54 - A missão de Mestre na formação de Mestres - Uma dinâmica valorativa.

5. M.M. Rafael Afonso Teixeira Neto - B.A.R.L.S. Obreiros de Israel Nº 67 - Simbolismo oculto.

6. M.M. Lucas Gib - B.A.R.L.S. Phoenix Nº 70 - Por que continuar Maçom? Reflexão.

7. M.I.  Victor Hugo P. Santos -  B.A.R.L.S. Adayr Figueiredo Nº 81 - Visão hodierna do Mestre Maçom.

8. M.M. Wagner Reichmann Hofer de Carvalho - B.A.R.L.S. Cidade de Viamão Nº 99 - O que vindes fazer aqui?.

9. M.M. Saul Marques Sastre-   B.A.R.L.S. Gênesis Nº 106 - A Maçonaria e a espiritualidade - Quando chega a hora do quite.

10.M.M. José Mariani - B.A.R.L.S.  Véritas N° 220 - As sete virtudes.

O relatório da Comissão Científica apontou novas abordagens e a alta qualidade dos trabalhos. O coordenador do Seminário agradeceu ao Respeitável 1° Grande Vigilante, por inaugurar o evento, a presença dos membros da Grande Administração da GLMERGS, os comentários construtivos da Comissão Científica, a qualidade das apresentações dos expositores e o número expressivo de assistentes.

Especialmente ressaltou a alta eficiência da B.A.R.L.S. Phoenix Nº 70, como sede do evento. O Venerável Mestre, Irmão Rogério Renan Toledo, agradeceu a participação da GLMERGS, do DAC, dos expositores e Comissão Científica. O Orador da Loja Phoenix Nº 70, Irmão Pedro Gabril, apresentou uma peça de arquitetura pelo Dia do Maçom. A seguir apresentou a Invocação Final. O Respeitável 1° Grande Vigilante salientou a qualidade do evento, de seus expositores, cujos trabalhos iam ao encontro da gestão do Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, de incremento do conhecimento e sua distribuição fraternal a todos o obreiros da GLMERGS. Após encerrou o IX SFPM - Grau de Mestre Maçom no ano de 2021.