Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
26 de maio de 2022

Encontro Regional da Maçonaria reúne irmãos das três Potências na Serra

Irmãos de várias Lojas se reuniram no último sábado, 21 de maio, no 1º Encontro Regional da Maçonaria - Região das Hortênsias e do Vale do Paranhana. Mais de 90 irmãos participaram do almoço, com o objetivo de estreitar os laços fraternais, num momento de confraternização e de reconhecimento, na busca por uma Maçonaria mais forte e mais unida em favor das regiões representadas.
Pela primeira vez, num evento histórico realizado no Mirante Laje de Pedra, em Canela, junto ao restaurante 1835 – Carne e Brasa, nove Lojas Simbólicas sediadas na Região das Hortênsias e no Vale do Paranhana se reuniram, todas subordinadas às três Potências Regulares do Rio Grande do Sul (GLMERGS, GORGS e GOB).
As Lojas que estavam representadas são Cidade das Hortênsias Nº 59, de Canela (GLMERGS), Estrela de Gramado Nº 126, de Gramado (GOB), Cidade de Gramado (GOB), Águia Branca, de Taquara (GORGS), Emanuel, de Igrejinha (GORGS), Edelweiss Nº 214, de Nova Petrópolis (GLMERGS), A Fiel União – Zum Treuen Bunde Nº 278, de Nova Petrópolis (GLMERGS), Jonathas Abbott, de São Francisco de Paula (GORGS) e Hermes Trismegisto, também de São Francisco (GORGS) e, ainda, a Excelsa Loja de Perfeição Região das Hortênsias de Canela. 
A iniciativa do encontro partiu de vários irmãos, entre eles o Irmão José Ernesto Marino Neto, que disponibilizou as dependências do Mirante Laje de Pedra. Autoridades maçônicas também prestigiaram o encontro. Estavam presentes o 1º Grande Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Irmão Rodrigo Werlang Isolan, o Grande Secretário das Relações Exteriores da GLMERGS, Irmão Rony Fernandes Pinto Júnior, o Assessor Regional, Irmão Daniel Rodolpho, e o Ministro de Relações Exteriores do GORGS Irmão Cássio Willrich. 
Durante o encontro as autoridades presentes descerraram um quadro contendo texto literário alusivo à Maçonaria e à Revolução Farroupilha, conhecido como Balaústre 67, que permanecerá exposto no local, em reverência aos ideais de Liberdade, Igualdade e Humanidade (lema do Pavilhão Rio-grandense), propagados pela Maçonaria Universal.
A partir desse memorável evento, as Lojas pretendem realizar novos encontros, que deverão ocorrer de forma periódica e intercalando os Orientes anfitriões, buscando, além da aproximação dos irmãos, uma Maçonaria mais atuante e solidária às causas da região.
O encerramento do encontro teve uma belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica Laje de Pedra, regida pelo Maestro e Irmão Bernardo Grings, merecendo destaque a interpretação da “Acácia Amarela”, de autoria do saudoso Irmão Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.