GLMERGS institui Gabinete de Crise para ajudar Irmãos atingidos pela enchente
A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul instituiu um Gabinete de Crise com o objetivo de racionalizar e agilizar o trabalho de auxílio aos Irmãos e suas famílias, atingidos pelo desastre climático. O Gabinete tem a função de planejar as atividades e adequar as ações conforme as necessidades, que se alteram rapidamente.
O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira, diz que que as principais atividades iniciais foram o controle de todas as demandas, doações recebidas, armazenamento, decisão de destinação e logística de entrega. “O foco principal é o de atender com equidade, rapidez e adequação os pedidos que chegam à Grande Loja pelos diversos canais de acesso.”
Como não há acesso ao Palácio Maçônico por causa da inundação, o Gabinete de Crise foi instalado dia 3 de maio em espaço cedido pela Loja Concordia et Humanitas Nº 56. Os primeiros passos foram sistematizar a relação de necessidades informadas pelas 32 Assessorias Regionais e definir os métodos de ação.
A destinação das doações que chegaram de Lojas, Irmãos e entidades maçônicas de diversas partes do Brasil, estão sendo adequadas às necessidades informadas pela família maçônica e à viabilização logística para garantir a chegada dos itens ao destino, com segurança.
A partir da instalação do Gabinete de Crise a Grande Loja recebeu, foi comunicada das doações e encaminhou 2.000 cobertores e 500 colchões, adquiridos pela própria GLMERGS; 400 colchões doados pela Grande Loja de Rondônia; uma carga com 70 toneladas de colchões, cobertores, água, cestas básicas e roupas, doada pela Grande Loja de São Paulo e trazida numa aeronave da FAB, entregue à Defesa Civil; quatro carretas com água potável oriundas da Grande Loja de São Paulo e Grande Loja do Paraná; e um caminhão com água e fardos de alimentos, oriundo da Grande Loja de Santa Catarina.
A GLMERGS também adquiriu, acondicionou e distribuiu 3.000 cobertores; recebeu e deu destinação a 5.000 litros de água potável doados pela Loja Tabernáculo da Arte Real nº 100, da Grande Loja do Paraná; recebeu medicamentos, inclusive antibióticos para profilaxia da leptospirose, provenientes da Loja Lençóis Paulista nº 399 de São Paulo; um caminhão de alimentos recebidos na Base Aérea de Canoas, que já estão sendo triados para posterior distribuição na Loja Sabedoria e Prudência Nº 78.
Além do Sereníssimo Grão-Mestre, integram o Gabinete de Crise o Eminete Grão-Mestre Adjunto, Irmão Inacio Nicchetti de Campos; o 1º Grande Vigilante, Irmão Marcelo Rosa; o Grande Tesoureiro, Irmão Paulo Moacyr Stocker; o Grande Secretário, Irmão Mustafa Ricardo Hasan Mustafa; o Grande Secretário de Relações Exteriores, Irmão Thiago Rijo; o Grande Hospitaleiro, Irmão Miguel Dias; o Assessor do Grão-Mestre, irmão Sergio Cardoso da Silva; o Assessor Executivo da Grande Hospitalaria, Irmão Cláudio de Carvalho Abel; o Coordenador do Departamento de Informática da GLMERGS, Irmão Sérgio Silveira; e o Irmão Jaurês Palma, que atua na Assessoria de Comunicação do Gabinete de Crise.