Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
26 de junho de 2022

GLMERGS realiza o maior encontro de maçons da América Latina

“Um dia que ficará marcado para sempre na história da Maçonaria gaúcha e brasileira.” Assim o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, resumiu o evento Encontro de Líderes – Do Aprendiz ao Mestre Instalado, ocorrido neste sábado, 25 de junho, no Teatro do SESI, em Porto Alegre.

Mais de 1.600 irmãos de todas as potências do RS e de outros estados acompanharam a maior reunião maçônica já ocorrida na América Latina. Foram 10 palestras, que envolveram temas como liderança, empreendedorismo, planejamento, saúde, análise de cenários nacionais e internacionais, entre outros. “Tenho certeza de que saímos todos diferentes depois desse evento. Com mais conhecimento, com muito mais motivação e inspiração para crescermos e darmos a nossa contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o Grão-Mestre.

Entre os palestrantes, destaque para o Vice-Presidente da República, General e Irmão Hamilton Mourão, que fez uma esclarecedora análise dos principais desafios do Brasil, tanto no ambiente interno como externo. “Nosso maior trunfo é sermos um grande produtor de alimentos. O Brasil alimenta hoje mais de um bilhão de pessoas no mundo todo e temos como aumentar ainda mais a produtividade, investindo em tecnologia”, destacou Mourão.

Os demais palestrantes, todos maçons, foram o médico psiquiatra Caetano Fenner de Oliveira, com o tema O Aprendiz; o Vice-Presidente do ILESP, Alexandre Pompeu, que abordou Desenvolvendo Liderança Empresarial Maçônica; o Vereador de Caxias do Sul, Alexandre Prestes Bortoluz, que falou sobre Juventude e Liderança; O Secretário-Geral da CMSB, Aldino Brasil de Souza, que fez um relato sobre a atuação da Confederação para a Maçonaria Simbólica do Brasil; o Deputado Estadual, Tenente Coronel Zucco, analisando o cenário político; o advogado e coach Rafael Politano, que abordou Inteligência Emocional; o especialista em gestão de pessoas, César Romão, que falou sobre Aprendizado e Crescimento; o Secretário-Executivo da CMI, Geraldo Macedo, que explicou o funcionamento e atuação da Confederação Maçônica Interamericana; e o ex-Secretário-Executivo da CMI, Rudy Barbosa Levy, com a palestra O Desafio Maçônico.

O evento foi intercalado por apresentações musicais dos artistas Rogério Melo, César Oliveira, Bruno Aires e Gabriel Farias. Ao final, os participantes assistiram à uma linda peça teatral com a narrativa da saga Farroupilha, destacando as lideranças de Bento Gonçalves da Silva e Gomes Jardim, tanto nos aspectos políticos e militares, como na Maçonaria.