Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
16 de janeiro de 2023

Grande Loja comemora 95 anos em noite histórica

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul comemorou os 95 anos de fundação em uma noite de intensa emoção no sábado, 14 de janeiro. Mais de 300 irmãos, cunhadas e convidados especiais celebraram a data na Sociedade Libanesa, em Porto Alegre, decorada e organizada com muito carinho para essa ocasião tão importante.

O jantar-baile teve várias atrações, desde a recepção até a madrugada quando todos puderam dançar ao som da banda Love Cats. Já na chegada os convidados eram encaminhados para a foto individual ou do casal, mimo que foi entregue impresso ao final.

Na recepção estavam o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, e esposa Tássia Xavier, o Eminente Grão-Mestre Adjunto, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira, e esposa Suian Silveira, e demais irmãos que integram a Grande Administração da GLMERGS, também com suas esposas. Nesse momento os convidados podiam degustar o coquetel e drinks preparados na hora.

A cerimônia do evento teve apresentação do vídeo alusivo aos 95 anos da GLMERGS, pronunciamento do Sereníssimo Grão-Mestre e entrega de homenagens. Entregaram placas o Irmão Paulo Henrique Soares, representando o Grande Oriente do Rio Grande do Sul; o Grão-Mestre do GOB/RS, Respeitabilíssimo Irmão Lucas Moraes Sityá; o Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Respeitabilíssimo Irmão Flávio Rogério Pereira Graeff, em nome da CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil; o Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná, Respeitabilíssimo Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá; o Grão-Mestre da Grande Loja de Minas Gerais, Respeitabilíssimo Irmão Sérgio Quirino Guimarães; o Grão-Mestre da Grande Loja do Mato Grosso do Sul, Respeitabilíssimo Irmão Ademar de Souza Freitas; o Irmão Darke Nunes de Figueiredo, representando a Grande Loja do Distrito Federal; o Grão-Mestre da Grande Loja da Bahia, Respeitabilíssimo Irmão Arlindo Alves Pereira Neto; o Grão-Mestre da Grande Loja de Tocantins, Respeitabilíssimo Irmão Alexandre Modesto Braune; o Diretor-Geral da Confederação Maçônica Interamericana e ex-Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, Irmão Rubens Ricardo Franz; o Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja de Santa Catarina, Respeitabilíssimo Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque; o Venerável Mestre da Loja Rocha Negra Nº 1, Irmão Rony Marcon; o Assessor Regional de São Gabriel, Irmão Arthur Phillyp de Lima Britto; e o 2º Grande Zelador do Grande Conselho Guardião das Filhas de Jó – Bethéis RS, Irmão César Souza Cruz.

O Grão-Mestre Tadeu Gomes Xavier agradeceu as homenagens, ressaltando que “não existe uma Grande Loja de um homem só, este é um trabalho em equipe”, momento em que chamou ao palco os integrantes da Grande Administração, da Administração Auxiliar, Assessores Regionais e os colaboradores da GLMERGS. Simbolizou a homenagem com a entrega de um bouquet de flores à colaboradora Elisabete, da Tesouraria.

Em sua fala destacou que a “comemoração dos 95 anos de vida da Grande Loja é de suma importância. Nos faz refletir, pois permite avaliar como iniciamos e o que conquistamos ao longo dos anos. É observando o passado que mudamos o futuro por meio de ações inovadoras”.

Citou as Lojas Fundadoras, em 8 de janeiro de 1928, no Oriente de Bagé: Rocha Negra Nº 1, Caridade Santanense Nº 2, Fraternidade Nº 3 e Amizade Nº 4, as quais escolheram como primeiro Grão-Mestre o Irmão Manoel Seraphim Gomes de Freitas. “O sonho destes homens protagonistas desta história a tornaram realidade. A partir daí começamos uma trajetória de vitórias e conquistas até os dias de hoje. Mas, talvez, o que nos torna diferentes dos homens do passado é apenas a tecnologia, pois é certo que continua pulsando em nossas veias a mesma vontade de trabalhar pelo aperfeiçoamento do homem e da nossa Grande Loja.”

Finalizou citando Madre Tereza de Calcutá. “O fruto do silêncio é a oração. O fruto da oração é a fé. O fruto da fé é o amor. O fruto do amor é o trabalho que nos move. E o fruto do trabalho é a paz. Desejamos paz para todos e para o nosso país.”

Após a cerimônia o evento teve o show Gratiluz, do humorista Índio Behn, que interpreta a Dra. Rosângela, arrancando gargalhadas dos convidados. Ao final do jantar a alegria e a energia da Escola de Samba Estado Maior da Restinga tomaram conta do ambiente, colocando todos para sambar e cantar os grandes sucessos do Carnaval. A escola trouxe mini bateria, passistas, cantores, Mestre-sala e Porta Bandeira e ritmistas. Ao final da apresentação, imediatamente a banda Love Cats começou a tocar, na mesma animação, conduzindo a festa até a madrugada.

Presenças ilustres – Os 95 anos da GLMERGS, comemorados em alto estilo, contaram com presenças importantes. Além das autoridades maçônicas citadas anteriormente e que entregaram homenagens, compareceram o Grão-Mestre da Grande Loja de São Paulo, Respeitabilíssimo Irmão Jorge Anysio Haddad; os ex-Grão-Mestres da GLMERGS, Respeitabilíssimos Irmãos Rui Sílvio Stragliotto (representando o Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil), Norton Valladão Panizzi, Paulo Roberto Pithan Flores e José Koelzer Neto; o Secretário Adjunto de Educação, Irmão Mário Jaime de Lima, representando a Prefeitura de Porto Alegre; a vereadora Cláudia Araújo; o deputado estadual e deputado federal eleito, Irmão Luciano Lorenzini Zucco; o 1º Grande Vigilante, Irmão Rodrigo Werlang Isolan; o 2º Grande Vigilante, Irmão Marcelo Rosa; o Grande Secretário, Irmão João Carlos Malheiros Cunha; o Grande Tesoureiro, Irmão Sérgio Renato da Rosa Mendes; e o Grande Secretário de Relações Exteriores, Irmão Rony Fernandes Pinto Júnior.