Grande Loja recebe o Comandante-Geral da Brigada Militar
A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul recebeu nesta quinta-feira, 13 de outubro, a visita do Comandante-Geral da Brigada Militar e Irmão, Coronel Cláudio dos Santos Feoli, acompanhado do Subcomandante-Geral, Coronel Douglas da Rosa Soares, e do Chefe da Assessoria Parlamentar da BM e Irmão, Capitão Douglas Moraes Silveira.
A visita foi um convite do Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Tadeu Gomes Xavier, que, juntamente com o Eminente Grão-Mestre Adjunto, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira, e demais integrantes da Grande Administração, recepcionou os representantes máximos da Brigada para uma reunião institucional. O encontro faz parte do planejamento da atual administração, de aproximar a GLMERGS dos poderes constituídos e instituições de estado.
O Grão-Mestre ciceroneou o Coronel Feoli, levando-o para conhecer as instalações do Palácio Maçônico Oswaldo Nunes, apresentando e explicando a utilização dos ambientes, como as diversas salas à disposição dos Irmãos de toda a Jurisdição, o Templo Sabedoria e outras instalações. Enquanto circulava pelo Palácio com os visitantes, o Grão-Mestre falou sobre os projetos em andamento na Grande Loja.
Após uma breve apresentação da história da GLMERGS pelo Grande Orador Adjunto, Irmão Carlos Amador, o Sereníssimo Grão-Mestre falou sobre o crescimento da Potência no Rio Grande do Sul, que hoje conta com mais de 9 mil Irmãos, a presença em 93 municípios gaúchos com mais de 240 Lojas e a expansão da Ordem no mundo todo. “Temos muitos desafios, mas contamos com pessoas abnegadas e voluntárias, como os Irmãos que integram a Grande Administração, que se dedicam de forma exemplar todos os dias.”
O Coronel Cláudio Feoli agradeceu a acolhida e fez um relato sobre as condições e obrigações da Brigada Militar atualmente. “Estamos presentes nos 497 municípios, mas ainda com um efetivo que não corresponde ao que está estabelecido para a corporação. Em 1980 tínhamos 32.800 policiais e hoje estamos com aproximadamente 18 mil”, destacou. “Mesmo assim, jamais desanimamos e seguimos cumprindo a nossa missão de dar segurança ao povo gaúcho.”
Ao final do encontro o Grão-Mestre entregou um mimo aos ilustres visitantes, agradecendo pelo tempo dedicado à GLMERGS e salientando que foi uma honra recebê-los.