Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
01 de julho de 2021

Grande Loja recebe visita do vice-governador do Rio Grande do Sul

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul recebeu nesta quinta-feira, 1º de julho, a visita do vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Jr., casualmente governador em exercício devido à viagem de Eduardo Leite a São Paulo.

A convite do Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, o vice-governador conheceu as dependências do Palácio Maçônico Oswaldo Nunes, dizendo-se maravilhado com a qualidade das instalações.

Acompanhado do Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, e do Diretor Superintendente da Metroplan, José Sperotto, além de assessores, Ranolfo assistiu a uma breve apresentação sobre a Maçonaria e a história da Grande Loja, feita pelo Grande Orador, Irmão Celomar Schwalm.

Logo após, o vice-governador contou que já foi convidado mais de uma vez para ingressar na Ordem, mas declinou pelo receio de não conseguir se dedicar como gostaria. “Sou muito envolvido com tudo que faço e me dedico bastante. Então, resolvi não entrar para a Maçonaria porque em função das minhas atividades profissionais à época percebi que não conseguiria me doar da maneira como tem que ser.”

Em sua fala, Ranolfo informou que se o governador Eduardo Leite vencer as prévias de seu partido para disputar a Presidência da República, deverá assumir o cargo de governador em 2022. ‘Nossa pauta aqui hoje não é política, mas fiz questão de trazer essa informação a todos, pois se isso se confirmar, desde já coloco o governo à disposição de todos os maçons, na certeza de que nossa relação vai se estreitar ainda mais”, destacou.

Por fim, falou sobre a pandemia e todos os seus reflexos, dizendo que o governo gaúcho não mediu esforços para proteger a população e a economia, seguindo as orientações da ciência e adotando procedimentos técnicos. “Felizmente estamos numa situação um pouco melhor, graças à vacinação que vem avançando e temos a meta de vacinar toda a população com pelo menos uma dose até 20 de setembro.” Finalizou colocando-se à disposição da GLMERGS e de todos os irmãos da Jurisdição.

O Sereníssimo Grão-Mestre agradeceu a visita e disse que as portas da Grande Loja estão sempre abertas aos gestores públicos, em especial ao vice-governador do estado. “Estamos aqui trabalhando pela sociedade e queremos consolidar cada vez mais as relações com o poder público”, salientou.

Também estavam presentes ao encontro o Eminente Grão-Mestre Adjunto, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira, o Grande Secretário, Irmão João Carlos Malheiros Cunha, o Grande Secretário das Relações Exteriores, Irmão Rony Fernandes Pinto Jr., e vários Irmãos que integram a Grande Administração Auxiliar.