Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
24 de novembro de 2021

Grão-Mestre Adjunto faz palestra na Loja Acácia Negra

O Eminente Grão-Mestre Adjunto, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira, foi o palestrante da Sessão que marcou o encerramento do “Ano 45” da Loja Acácia Negra Nº 68, Oriente de Lajeado, ocorrida na terça-feira, 23 de novembro, abordando o tema Caminhada Maçônica.

Estiveram presentes o Assessor Regional da Grande Loja, irmão Antonio Alair Schabbach, o Secretário Executivo da Grande Loja, irmão Sérgio Correia da Silveira, o membro do Grande Conselho de Ex-Veneráveis Mestres ou Mestres Instalados, irmão João Batista Gravina, e Veneráveis Mestres de lojas da região: irmão Everton Gilcimar da Silva, da Loja Fraternidade Taquariense Nº 102, e irmão Ricardo Alviggi Cimirro, da Loja Albert Einstein Nº 287.

A Sessão foi realizada no Grau de Aprendiz Maçom e contou com execução da harmonia ao vivo pelo irmão Fernando Santos Arenhart. Na ocasião, foi plantada uma muda da árvore acácia negra em frente ao templo, presente dos obreiros da Loja Fraternidade Taquariense, do Oriente de Taquari.

O Venerável Mestre, irmão Rafael Zago da Silva, fez uma retrospectiva dos dois últimos anos da Loja Acácia Negra, exaltando a atuação durante a pandemia, os momentos marcantes da história da Loja e os eventos comemorativos do aniversário de 45 anos.

Ao final o Eminente Grão-Mestre Adjunto e o Venerável Mestre inauguraram o monumento comemorativo ao aniversário de 45 anos da Loja, elaborado pelo irmão Alexandre Kipper Mazzei e que traz elementos da simbologia maçônica como a pedra bruta e a pedra polida. Especialmente, faz alusão aos 10 irmãos fundadores da Loja Acácia Negra Nº 68.

Após a sessão os irmãos participaram de um ágape preparado pelo Mestre de Banquetes, irmão Rogério Conzatti.