Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
12 de setembro de 2018

Grão-Mestre apresenta o Projeto Hospitalaria para irmãos de Marau, Passo Fundo e Erechim

Numa sessão concorrida no dia 10 de setembro, o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, juntamente com o Irmão Claudio de Carvalho Abel, da Assessoria Eexecutiva da Grande Hospitalaria, apresentaram aos irmãos que integram a Loja Fraternidade Marauense Nº 219, uma das principais ações da atual administração da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. Durante a sessão o Irmão Claudio de Carvalho Abel explicou o funcionamento do Projeto Hospitalaria que tem como objetivos auxiliar nas emergências e internações hospitalares, realizar campanhas de prevenção à saúde, integrar com outras Obediências regulares, buscar doadores de sangue, auxiliar na busca de equipamentos ortopédicos, buscar convênios (hospitais, clínicas, laboratórios, médicos, farmácias, Fundação São João).

Na prática, o irmão que precisar de auxílio entra em contato com o Hospitaleiro de sua Loja. Não havendo solução, este acionará a Grande Hospitalaria. O Assistente da Hospitalaria vai acionar os recursos da Grande Loja (assessores regionais, hospitaleiros regionais e os cadastros disponíveis), via Sistema Grande Hospitalaria, também outras Obediências, se necessário for, para chegar a uma solução. Nessa etapa será informado o Grande Hospitaleiro e eventualmente a Grande Administração para auxílio.

Na apresentação em Marau estavam presentes o Venerável Mestre, Moacir Ebone e demais obreiros da Loja. O Grão-Mestre estava acompanhado do Assessor Executivo, Irmão Heron Aldo Silva e do Assessor Regional de Passo Fundo, Djalma Roque Woitchunas. Também estava presente como visitante o irmão Jacques Câmara Loss, da Loja Peregrinos da Fraternidade.

O Projeto Hospitalaria também foi apresentado em sessão conjunta das Lojas Estrela da Lealdade e Luz do Planalto, em Passo Fundo, no dia 11 de setembro. Além do detalhamento do Projeto para um grande número de irmãos, o Grão-Mestre lembrou a importância do voto consciente nas eleições de outubro.

No dia 12 de setembro, a comitiva da Grande Loja visitou as Lojas Akhnaton e Obreiros da Liberdade, em Erechim, e o Lar da Criança, instituição que abriga crianças de zero a 12 anos em vulnerabilidade social e que vem recebendo ampla ajuda da Maçonaria Unida de Erechim. À noite teve sessão, novamente com apresentação do Projeto Hospitalaria.