Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
16 de setembro de 2021

Grão-Mestre conduz Sessão Magna de Instalação e Posse em Três Passos

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, conduziu a Sessão Magna de Instalação e Posse do Venerável Mestre da Loja Solidariedade Nº 91, Oriente de Três Passos, na última segunda-feira, 13 de setembro. Em noite de muita alegria e harmonia, o V.'. M.'. Irmão Aurélio Diovani Gomes assumiu a gestão 2021.

O Grão-Mestre estava acompanhado do Assessor Regional de Santa Rosa, Irmão Paulo Bender de Camargo, do Grande Mestre de Arquitetura, Irmão Nelcir Fronza, e do Assessor, Irmão  Vitolor Salau. O então V.'. M.'., Irmão Miguel Ângelo Rodrigues Martins, agradeceu a presença do Sereníssimo Grão-Mestre, informando ser inédito para a Loja Solidariedade a instalação de seu Venerável conduzida pela autoridade maior da nossa potência. O Ir.'. G.'. da Lei, Paulo Kettner, discorreu considerações acerca de aproximações e isolamentos em tempos atuais, também descrevendo particularidades da trajetória da Loja  e expressou o orgulho e satisfação de toda a oficina por contar com a presença do Grão-Mestre.

Por sua vez  o Ser.'. G.'. M.'. manifestou sua alegria em estar presente neste templo, declarou sua admiração aos Obreiros que, em meio a tantas adversidades, continuam firmes nos trabalhos. Explicou que justamente a primeira das grandes preocupações da Grande Loja é aproximar-se das jurisdicionadas, aproveitou para expor outras ações planejadas por sua administração, tais como os eventos voltados a reunir oficiais das Lojas, a fim de disseminar conhecimento, relatou alguns dos trabalhos a serem desenvolvidos, destacando que a ênfase é promover lideranças, qualificando o quadro de Obreiros.

O Ser.'. G.'. M.'. aproveitou a ocasião para efetuar a entrega solene do Distrato Social, contendo a desobrigação de averbar percentual do imóvel da Loja para a GLMERGS um antigo pleito desta Oficina, agora atendido. Ainda houve uma simples homenagem da G.'.L.'. de reconhecimento dos trabalhos prestados pelo Irmão Miguel Ângelo Rodrigues Martins ao longo de sua vida maçônica.

Após a sessão foi realizado ágape de confraternização, respeitando-se os protocolos exigidos pelos órgãos de saúde em relação à prevenção do Covid-19.