Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
26 de dezembro de 2021

Grão-Mestre conduz última sessão do ano na antevéspera do Natal

No dia 23 de dezembro, antevéspera do Natal, o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, conduziu a Sessão Magna Conjunta de Instalação e Posse  dos Veneráveis Mestres das Lojas da Região de Bagé, realizada no templo da Loja Adonai N• 58. Esta foi a sessão que concluiu o ciclo de instalações de Veneráveis Mestres do ano de 2021. Foram 67 Instalações e Renovações no período de 2 a 23 de dezembro, com 4.087 obreiros em templo.
Na sessão em Bagé foram instalados os Veneráveis das Lojas Luz e Ordem II Nº 16, Oriente de Pinheiro Machado, Irmão Dênis Pinho Peres; Estrela dos Magos Nº 41, Oriente de Bagé, Irmão Júlio César de Leon Gularte; e Rainha da Fronteira Nº 203, Oriente de Bagé, Irmão Rafael Antonio Ferreira Lamotte. Houve também a Renovação de Juramento dos Irmãos José Walter Maciel Lopes, Loja Construtores do Templo Nº 251, Oriente de Bagé, e Daltro Silveira Paiva, Loja Gaspar Silveira Martins Nº 272, Oriente de Bagé. 
O Sereníssimo Grão-Mestre cumprimentou a todos, especialmente os  Irmãos que começam a gestão em suas Lojas, e, aproveitando a oportunidade, convidou os Irmãos para que divulgassem e estivessem presentes em Porto Alegre, no próximo dia 8 de janeiro, quando a GLMERGS estará de aniversário, informando que os convites estão à disposição e podem ser adquiridos via sistema da Grande Loja. “Também no dia 8 de janeiro haverá a fundação do ILERGS - Instituto de Lideranças Empresariais do Rio Grande do Sul”, salientou.
O Grão-Mestre também prestou contas das atividades da GLMERGS, reforçando que o planejamento estratégico está atuante e com resultados plenamente satisfatórios. “Recebemos ao longo do ano várias autoridades, estreitando as relações institucionais com os poderes constituídos, e realizamos duas edições do Encontro de Líderes, com grande presença de irmãos de toda a Jurisdição.”
O Sereníssimo Grão-Mestre deu ênfase à Ordem DeMolay, frisando que, naquele momento, estava sendo instalado o Venerável Mestre da Loja Rainha da Fronteira Nº 203, Irmão Rafael Antonio Ferreira Lamotte, também oriundo do Capítulo Bagé Nº 91 da Ordem DeMolay. Essa Loja, destacou o Sereníssimo, possui forte ligação com a Ordem DeMolay. Acrescentou que, dos dez fundadores da Loja, dois foram também fundadores do Capítulo Bagé N• 91. Frisou que, no decorrer dos seus 15 anos, a referida Loja já iniciou seis irmãos provenientes da Ordem DeMolay, dos quais dois já foram Veneráveis Mestres, os Irmãos Fernando S. da Silva e Rafael Antonio. “Nas Lojas do Oriente de Bagé existem 25 irmãos oriundos do Capítulo Bagé Nº 91, além de mais de uma centena que foram iniciados em outros Orientes.”A Ordem DeMolay completou 40 anos de existência em nosso país, com profícuos trabalhos, sempre voltados para a valorização da juventude brasileira. Cada um de seus integrantes foi fundamental para o crescimento da instituição maçônica.”
O Grão-Mestre lembrou aos irmãos que há poucos dias foi fundada e instalada a Loja Claudiomar Lopes Barcellos Nº 288, Oriente de Pelotas, cujo nome foi dado em homenagem ao introdutor da Ordem DeMolay no Rio Grande do Sul. Finalizando, desejou aos irmãos e suas famílias um abençoado Natal e um ano novo repleto de saúde  e prosperidade. 
No final da Sessão Magna foi oferecido um excelente ágape, onde foram feitas várias homenagens, ao som musical produzido pelo Irmão Rubens Lunelli.
Estiveram na comitiva em Bagé o Assessor do Grão-Mestre, Irmão Vitolor Salau, o Assessor Regional de Bagé, Irmão Luiz Sergio Pacheco de Souza, e o Orador da Loja Claudiomar Lopes Barcellos N• 288, Irmão Paulo Roberto Gomes Xavier.