Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
03 de agosto de 2022

Grão-Mestre faz palestra em Sessão Conjunta em Vacaria

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, participou na terça-feira, 2 de agosto, da Sessão Conjunta que teve como anfitriã a Loja Porteira do Rio Grande Nº 88, de Vacaria.

Várias Lojas da região e convidadas participaram da sessão, com seus Veneráveis Mestres: Antônio Uberti Gonçalves, da Loja Paese Nuovo Nº 107, de Antônio Prado, Leonardo Vieira Graziotin, da Loja Obreiros da Fraternidade Nº 139, de Lagoa Vermelha, Marcos Alexandre Borges, da Loja Perseverança (GORGS - Vacaria), José Edson Azevedo e Silva, da Loja Sentinela do Rio Grande nº 3958 (GOB – Vacaria), e representações das Lojas Luz da Verdade nº 2933 (GOB – Lages/SC), Luz de Correia Pinto nº 3687 (GOB – Lages/SC) e Liberdade e Justiça (GOB – Abelardo Luz/SC).

O Venerável Mestre da Loja Porteira do Rio Grande, Irmão Paulo César Hermani, conduziu os trabalhos, passando a palavra ao Sereníssimo Grão-Mestre para a sua palestra, com o tema O Que é Ser Maçom.

Na oportunidade o Grão-Mestre também apresentou o Projeto Visitas Itinerantes às Lojas, que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento do planejamento estratégico da GLMERGS e, ao mesmo tempo, deslocar o apoio presencial da Grande Secretaria para dirimir dúvidas do sistema Grande Loja e passar outras orientações.

Na apresentação o Grão-Mestre também fez um relato sobre a participação na Conferência da Maçonaria Regular Brasileira, realizada em Florianópolis (SC), quando apresentou o Projeto Libertas, composta pela COMAB – Confederação Maçônica do Brasil, CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, e GOB – Grande Oriente do Brasil. O Grão-Mestre fez, ainda, um balanço das atividades desenvolvidas pela atual gestão até agora, lembrando que estão sendo seguidos fielmente os três pilares da proposta: Conhecimento, Experiência e Crescimento. Citou os Encontros de Líderes de Mestres, Vigilantes e Mestres Instalados, culminando com o Encontro de Líderes – Do Aprendiz ao Mestre Instalado, que reuniu mais de 1.700 irmãos dia 25 de junho no Teatro do SESI, em Porto Alegre; a fundação do ILERGS; Projeto Libertas; visitas de autoridades públicas à GLMERGS, estreitando o relacionamento; realização da 164ª Assembleia Geral Ordinária, com irmãos de 203 Lojas; entre várias outras ações.

Acompanharam o Sereníssimo Grão–Mestre, o Grande Secretário, Irmão João Carlos Malheiros Cunha, o Secretário Executivo, Irmão Sergio Silveira, o Assessor do Grão-Mestre, Irmão Vitolor Salau, e o Assessor Regional, Irmão Marcelo Paganin Vanaz , responsável pela organização da Sessão.

A Loja Porteira do Rio Grande, através do Venerável Mestre, registrou a presença do Sereníssimo Grão-Mestre com a entrega de uma placa de agradecimento. Após a sessão, ocorreu ágape no Salão de Festas da Loja, onde foi servido churrasco aos irmãos e comemorado os aniversários do mês de agosto.