Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
23 de setembro de 2022

Grão-Mestre participa de atividades farroupilhas em Pelotas

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, participou no dia 20 de setembro, do 5º Evento Farroupilha 2022 - Departamento de Tradições Gaúchas Tropeiros da Fraternidade, da Loja Fraternidade Nº 3, em Pelotas.

A tertúlia comemorativa aos festejos farroupilhas teve a participação de diversos artistas nativistas e irmãos de várias Lojas Maçônicas. O Grão-Mestre e sua comitiva foram recebidos pelo Patrão do DTG, Irmão Ângelo Fernando Ortiz da Silva, e demais membros da patronagem.

Na ocasião o Grão-Mestre foi o responsável por abrir o piquete, ao desatar o nó de abertura, que significa inauguração. O piquete passou a se chamar João Taceli Finamor Machado, numa homenagem ao saudoso irmão, que teve seu nome perpetuado junto à história da Loja Fraternidade.

Ao usar a palavra, o Sereníssimo Grão-Mestre saudou a todos e ressaltou a importância do DTG Tropeiros da Fraternidade para o tradicionalismo e para a Grande Loja, reafirmando o compromisso da atual administração com o departamento e a patronagem. “Também nos integramos nesta linda e merecida homenagem ao Irmão João Taceli.”

O Patrão do DTG, Irmão Ângelo Fernando, agradeceu a todos os presentes, em especial ao apoio da GLMERGS pelo suporte e presença na inauguração do piquete. Emocionado, disse que o Irmão João Taceli merece a homenagem “pelo muito que contribuiu com a Maçonaria, em especial ao DTG Tropeiros da Fraternidade”.

Vários irmãos foram agraciados com mimos talhados em madeira pelo trabalho dedicado ao DTG e realizaram-se atividades cívicas, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul, de Pelotas e da GLMERGS. Participaram a Banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, Banda de Música da Brigada Militar de Pelotas e do CTG Raízes do Sul, os Irmãos Juliano Silveira Cardoso e Paulo Ubirajara Barcellos da Silva, com voz e instrumentação de canções nativistas, e outros cantores regionais que mais uma vez não mediram esforços para abrilhantar o evento. As atividades contaram com as presenças de autoridades civis, militares e maçônicas da região, Ordem DeMolay e Filhas de Jó, que puderam aproveitar o evento contemplado com almoço campeiro e mateada.