Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
12 de março de 2023

Grão-Mestre recebe a Loja Frederico II

Na tarde de quinta-feira, 9 de março, o Venerável Mestre da Cinq.’. Ben.’. Aug.’. e Resp.’. Loja Simb.’. Frederico II Nº 54, Irmão Pedro Pereira, visitou o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier.

Foi uma conversa bastante positiva, especialmente pela troca de experiências, onde tratou-se de questões relacionadas à Ordem e ao fortalecimento da relação entre os Irmãos e a Grande Administração. O Irmão Pedro Pereira falou sobre o momento vivido pela Loja Frederico II, focado na formação de Mestres qualificados. Destacou o alto nível de preparação do quadro de Obreiros, com diversos Irmãos aptos a desempenhar qualquer cargo com excelência.

Lembrou de integrantes da Frederico II que fizeram história na Grande Loja, como os Irmãos João Otávio Cezar Lessa e Pedro Manoel Ramos, ambos ex-Grão-Mestres.

O Grão-Mestre e o Venerável Mestre também falaram sobre o momento vivido pela Maçonaria, especialmente no Brasil, e da importância de se transmitir uma imagem positiva da Ordem para a sociedade. O papel de cada maçom nesse processo esteve em pauta. "Cabe a cada um de nós, em Loja e nas comunidades onde vivemos e atuamos, demonstrar que a Maçonaria está oxigenada e alinhada aos melhores valores. Debatemos formas de fazer isto, aliando forma e conteúdo para passar essa mensagem", observou Pereira.

O Irmão convidou o Grão-Mestre para o Banquete Ritualístico que tradicionalmente comemora o aniversário da Loja Frederico II, convite prontamente aceito. A cerimônia está marcada para o dia 26 de junho.

O Sereníssimo Grão-Mestre salientou que "para crescer, precisamos arriscar. Este ano teremos o II Encontro de Líderes – Do Aprendiz ao Mestre Instalado e queremos trazer atrações à altura do que nossa Grande Loja merece”. Concluiu convidando todos os irmãos da Loja Frederico II para o evento, dia 3 de junho, no Teatro do SESI – FIERGS, em Porto Alegre, e fazendo um breve resumo dos demais projetos em andamento na GLMERGS.