Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
10 de junho de 2022

Grão-Mestre recebe pesquisador do Projeto InsTAP

O Sereníssimo Grão–Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, recebeu na quarta-feira, 8 de junho, o Irmão Daison Dias, da Loja Giuseppe Garibaldi Nº 138, que é médico e pesquisador sobre os termos do Acordo de Cooperação para a Fase Pré-Executiva do Instituto de Terapias pela Autonomia do Paciente – InsTAP.

O projeto do InsTAP está voltado ao oferecimento de diagnósticos e de terapias, com uso de métodos avançados em Medicina, a fim de atender às demandas de saúde com respeito à autonomia do paciente e dos profissionais que se dedicam ao atendimento.

O Sereníssimo Grão-Mestre ouviu sobre a importância da preservação da saúde e da oferta de cuidados às pessoas que se recusam a receber determinados tipos de intervenção diagnóstica ou terapêutica, destinados à preservação da função orgânica, ou até mesmo da vida dos pacientes, notadamente nos casos em que há opções seguras por outros meios amparados pela pesquisa médica de excelência. O Grão-Mestre demonstrou sensibilidade ao fato de que parcelas significativas da população permanecem sem opção de tratamento quando enfrentam questões que violam suas convicções de foro íntimo. “É um trabalho importante para a Jurisdição, a favor das liberdades individuais e do respeito à autonomia das pessoas que sofrem por agravos de saúde”, disse. Esse é mais um dos projetos que serão apresentados no Encontro de Líderes – Do Aprendiz ao Mestre Instalado, que se realizará no próximo dia 25 de junho, das 8h às 15h, no Teatro do SESI, em Porto Alegre.