Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
17 de novembro de 2021

Grão-Mestre sagra o Templo a Céu Aberto da Loja Montanha da Luz

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, procedeu no sábado, 13 de novembro, a cerimônia de Sagração do Templo a Céu Aberto, ao Oriente de Viamão. Em sua manifestação o Grão-Mestre destacou que, após cinco anos de esforços, o Venerável Mestre, irmão Antenor Ferrari, e seus pares, finalmente tiveram coroados os trabalhos com a finalização da construção. Entre os oficiantes da Sagração estavam a comitiva da GLMERS e obreiros da Aug.’. Resp.’. Loj.’. Simb.’. Montanha da Luz Nº 282.

Compuseram a comitiva da GLMERGS o Eminente Grão-Mestre Adjunto, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira, o Grande Orador Adjunto, Irmão Francisco Peixouto, o Assessor do Grão-Mestre, Irmão Vitolor  Salau, o Assessor da Regional Porto Alegre 1, Irmão Fernando Antonio Moretto, o Assessor da Regional Porto Alegre 2, Irmão Luciano Pinto, o Grande Mestre de Cerimônias, Irmão Tiago Antoniello, o Grande Hospitaleiro, Irmão Ricardo Barreto, e o Eminente ex-Grão-Mestre, irmão José W. Koelzer Neto

Também estavam presentes os irmãos fundadores, Mestres Instalados Alberton de Oliveira, Ângelo Divino Rolim Coutinho, Antenor Ferrari e José Antonio Duarte Bittencourt; Mestres Maçons, Alexandre Alves Borck da Silva, Carlos Baltazar Ribeiro de Azevedo, Guido Martin Cavalcanti Adriane e Orion Carpes da Silva; e Aprendizes, Roberto da Luz Bertoncini e Roberto Flores Schimidt.

Logo após a fundação e com o decreto de reconhecimento, incorporaram-se ao grupo os irmãos, Mestres Instalados, Benamy Kvitko, Edgardo Ângelo Oriola, Isaac Arno Kvitko, Jair Antonio Jaime Seben e Laertes Ciulla; e Aprendizes, Eduardo Illa Font Eifer, Rudi Daniel Thiesen e Vilson Daniel Lopes da Silva Wilges.

A primeira administração eleita ficou composta pelo Venerável Mestre, Antenor Ferrari, 1º Vigilante, Alberton Oliveira, 2º Vigilante, Guido Martin Adriani, Orador, José Antonio Bittencourt, e Secretário, Benamy Kvitko.

O Venerável Mestre Antenor Ferrari fez uma síntese, onde explicou a escolha da designação do termo “Montanha da Luz". “Tal escolha é devido ao fato de o local, onde antes estava em construção um templo a céu aberto, agora concluído, evocar uma tradição. Segundo essa tradição, os moradores e visitantes desse templo reuniam-se para a elevação e harmonização espiritual.”

Prosseguiu dizendo que “as energias provenientes de seus portais fazem do ambiente um espaço de rara beleza natural.  Trata-se de um espaço cuja transcendência mística leva a mente e a alma à reflexão, ao conhecimento e, por consequência, ao contato com o Criador dos Mundos, o Grande Arquiteto do Universo, que, neste lugar, manifesta-se aos Irmãos que dele se aproximam”. Em suas palavras de agradecimento, registrou como homenageados de honra os diletos irmãos Juan Henrique Fernando Solari Alves e Carlos Valdir Rodrigues Paléo, ambos no Oriente Eterno. O irmão Juan deixou seu legado de amor ao local pela presença constante e pela ajuda ao construir a história do templo. Já o irmão Paléo, fundador da Loja Montanha da Luz, passou ao Oriente Eterno antes da edição do decreto de sua fundação. Por decisão de todo o quadro da Loja, os obreiros o homenageiam dando à Escola de  Formação, que funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, nos graus de AM, CM e MM, o nome de Mestre Carlos Waldir Rodrigues Paléo.

O Venerável Mestre Antenor Ferrari homenageou, também, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Vigilantes Solarinos Nº 194, pelo apoio, incentivo e solidariedade aos seus obreiros. Salientou que, nos seus quadros, permitiram o nascimento da Loja Montanha da Luz, e em razão disso, manifestou seu profundo agradecimento, oferecendo o empréstimo do templo sempre que o desejarem, pois fizeram parte da trajetória da obra. Manifestou agradecimentos, ainda, à Cinquentenária Benemérita Augusta e Respeitável Loja Bento Gonçalves Nº 28, que também cedeu obreiros fundadores.

Em 22 de novembro de 2019, no Oriente de Viamão, fundou-se a Loja Montanha da Luz e, mediante o Decreto nº 138, da administração 2018 – 2021, de 9 de junho de 2020, foi homologada sua fundação, pelo Sereníssimo Grão-Mestre, irmão Norton Valladão Panizzi.

No encerramento da Sessão Magna de Sagração do Templo da Loja Montanha da Luz, o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, saudou a todos e enfatizou o brilhantismo da obra e do trabalho dos abnegados Irmãos ao construírem um verdadeiro gigante a céu aberto. Destacou, ainda, a importância de tal obra para a Jurisdição, arquitetada num modelo simples, operacional e bonito.

Por fim, discorreu sobre todos os objetivos que contemplam os projetos da GLMERGS, principalmente a valorização da integração entre os Irmãos, desejando muita saúde e vida longa aos presentes, com a proteção do G.`.A.`.D.`.U.`..